TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de negocios

Por:   •  19/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE DA SITUAÇÃO

Para analisar a situação da empresa frnte ao mercado ultiliza-se a matriz PFOA, ou seja Potencialidade e Fraquezas( pontos fortes e fracos) da empresa relacionada com a Oportunidades e Ameaças do mercado e macro ambiente. Ou ainda temos em português a denominação FOFA Fortalezas ( empresa) e Oportunidades ( macro-ambiente) e Fraquesa (empresa) e Ameaças ( macro ambiente) em inglês SWOT significa Strength ( Forças ) ,Weankness( Fraqueza) Opportunities( oportunidades) e Threats (ameaças).

A análise ambiental envolve o exame detalhado dos fatores do ambiente que podem impactar nas estratégias da empresa. Examinar o ambiente externo e interno é muito importante, pois determinará os caminhos do plano de negócios e as decisões para o sucesso do negócio. Nesta análise, deve-se considerar o macroambiente, ou seja, os aspectos econômicos, políticos, legais, tecnológicos, demográficos e sócio-culturais do ambiente geral, bem como o microambiente, ou seja, os concorrentes, os fornecedores, os intermediários e os clientes da organização. Estes últimos fatores impactam de forma acentuada nas estratégias e resultados organizacionais. As pesquisas e a análise de macrotendências do ambiente foram condensadas em uma Matriz SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities, threats), cuja interpretação baseou a formulação dos objetivos e estratégias constantes neste plano.

Para Motta (2005), a Análise do Ambiente é caracterizada como o primeiro passo do plano de negócio, porque resume todas as informações pertinentes à empresa. Analisa seu ambiente externo identificando se ele está influenciando de maneira positiva ou negativa a empresa, assim como o ambiente interno levantando informações fundamentais sobre o seu funcionamento, equipamentos disponíveis, recursos financeiros, capital intelectual, conseguindo assim ter uma visão maior das forças e fraquezas que podem influenciar positiva ou negativamente a empresa

Ambiente externo

Muitas são as oportunidades para a Bank Time, a expansão do setor de serviços é promissora, As estratégias de marketing e divulgação tende ser cada vez mais persuasivas para despertar as pessoas a se doar e trocar seu tempo. Uma boa aposta seria o desenvolvimento de agências para a classe de poder aquisitivo mais baixo, visto que a rende média destas pessoas vêm crescendo de 2007 a 2012 a renda destas cresceu de 5,4% segundo o IGBE, além disto a questão de desenvolvimento sustentável abre portas para o mercado europeu, O fato de investir em pesquisa e desenvolvimento também coloca a Bank time num patamar estratégico de defesa e ação na frente dos novos conceitos que já estão sendo utilizado. Quanto as ameaças e fatores de risco mais relevante é a falta de credibilidade o que ocasiona o não crescimento das agências, podem reduzir o ciclo de desenvolvimento que era mantido.

Oportunidades:

- A economia de dinheiro

- Oportunidade de serviço indispensável

- Ganho de tempo pois, ao surgir a necessidade o indivíduo sabe onde encontrar pessoas para suprir as suas necessidades.

Ameaças

- Possiblidade de outras empresas criar serviço similar

- A não aceitação

- Baixo índice de membros

Ambiente Interno

O local escolhido para instalação de nossa agencia é estratégico por se tratar de uma região onde a população é de classe média, média alta e alta. Escolhemos nos instalar em um grande Shopping Center, pelo fato de estes centros estarem em constate crescimento e proporcionando um grande fluxo de pessoas. Contamos com uma equipe bem treinada e equipamentos tecnológicos de última geração como computadores, impressoras, site e aplicativo etc.

Pontos fortes

- Membros qualificados

- A influência de já funcionar bem em Portugal

- É reconhecida internacionalmente

- não tem custos

-Para os membros terem uma maior comodidade é possível obter variados serviços que deseja num só lugar

Ponto Fraco

- É algo novo

-  Falta de disponibilidade.

- Os concorrentes que poderão surgir.

2.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA:

Banco de Tempo é um sistema de organização de trocas solidárias que promove o encontro entre a oferta e a procura de serviços disponibilizados pelos seus membros. No Banco de Tempo troca-se tempo por tempo; todas as horas têm o mesmo valor e quem participa compromete-se a dar e a receber tempo.

Na prática, funciona deste modo: quando um membro do Banco de Tempo precisa de um serviço, contacta a sua agência, que procura um outro membro que o possa realizar. Realizado o serviço, quem o solicitou passa um cheque de tempo. O membro que prestou o serviço deposita o cheque, que é creditado na sua conta, e poderá obter serviços disponibilizados por qualquer outro membro.Comparamos o Banco de Tempo aos outros Bancos (por ter cheques, saldos, estratos e movimentos de conta, créditos e débitos …) para, logo de seguida, nos apressarmos a diferenciá-lo: neste Banco não há juros, nem dinheiro, circula apenas tempo!

Troca-se tempo por tempo e todas as horas têm o mesmo valor, independentemente do serviço trocado.

Os membros do Banco de Tempo disponibilizam-se para fazer o que mais gostam e podem solicitar qualquer serviço disponível na sua agência.

Através das trocas e dos encontros, o Banco de Tempo enriquece o mundo relacional das pessoas que nele participam, joga um papel importante na recuperação, em novos moldes, da solidariedade entre vizinhos e no combate à solidão; favorece a colaboração entre pessoas de diferentes gerações, proveniências e condições sociais. Contribui também para o desenvolvimento e partilha de talentos e facilita o acesso a serviços que dificilmente poderiam ser obtidos, dado o seu valor de mercado. O Banco de Tempo suscita questionamentos e incentiva mudanças no modo como vivemos em sociedade.

Há, neste momento, 28

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com