TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de negocios para apicultura

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  1.672 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

JHONATAN VIEIRA DA SILVA- RA: 1589935328

WELLINGTON MARTINS DOS SANTOS- RA: 1589935328

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE INVESTIMENTO NA APICULTURA E SUA VIABILIDADE

Campo Grande - MS

2015[pic 2]


[pic 3]

JHONATAN VIEIRA DA SILVA - RA: 1589935328

WELINGTON MARTINS DOS SANTOS - RA: 1589935328

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE INVESTIMENTO NA APICULTURA E SUA VIABILIDADE

Trabalho apresentado como requisito de aprimoramento de conhecimento do Curso de Graduação em Ciências Contábeis como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Contabilidade.

Prof.ª Lizandra

Campo Grande - MS

2015

CAPÍTULO I

1. Objetivo Geral

O trabalho intitulado “Análise de Investimento na Apicultura da empresa "Mel Segredo das Abelhas": sua viabilidade de retorno financeiro” tem como objetivo mostrar a aplicação e o retorno deste investimento, todos os processos que a empresa utiliza na produção, os processos administrativos bem como a viabilidade, através da análise de investimento utilizada na empresa “Mel Segredo das Abelhas”, situada em Dois Irmãos do Buriti – MS, Após, cinco anos de sua atividade.

1.1. Objetivo Específico

A. Análise do perfil da empresa “mel Segredo das Abelhas”;

B. Conhecer os conceitos que fará parte deste plano de negócios: análise de investimento, empreendedorismo, marketing, criação de abelhas e produção de mel.

C. Compreender e produzir os dispositivos indicadores da viabilidade do investimento que a empresa utiliza: investimento inicial, receita, insumos, depreciação, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício (DRE), fluxo de caixa anual, payback, valor presente liquido (VPL), taxa mínima de atratividade (TMA), taxa interna de retorno (TIR);

D. Investigar através dos dados coletados da análise de investimento, a viabilidade da prática da apicultura em Dois Irmãos do Buriti – MS;

E. Exposição de imagens comprovando o processo de extração, inspeção e venda do produto mel.

1.2. Justificativa

Este estudo de caso é importante, porque fomenta a discução sobre o investimento e viabilidade da criação de abelhas e a produção de mel.

Com o desevolvimento de mercado do mel no Brasil, a empresa “Mel Segredo das Abelhas” surgiu como uma oportunidade empreendedora de produzir e distribuir seus produtos.

A viabilidade de abrir um empreendimento de médio porte neste caso é diversa. Como por exemplo, o baixo custo de capital inicial para aquisição de intrumentos que colaboram com o processo de produção e extração do mel.

        Outro ponto positivo é o amadurecimento profissional, já que, os acadêmicos aplicaram na prática os conceitos apreendidos no decorrer do curso de administração. Através de analise das planilhas e elaboração de documentos para comprovação da tese sobre a viabilidade do investimento na área da apicultura.

        Já, a relevância social é constatada nos benefícios lucrativos do empreendedor da empresa “Mel Segredo das Abelhas”, e na disponibilização deste produto para o mercado consumidor.

        Portanto, se existe possibilidade comercial e lucrativa na criação de abelhas para a produção de mel. E o interesse dos acadêmicos em se aprofundar no assunto sobre apicultura, isso é condição para realização deste trabalho.

CAPITULO II

Metodologia

        Esta pesquisa é de nível cientifico qualitativo e qualitativo. Referente ao nível qualitativo utilizou-se de referencias bibliográficas, orientações metodológicas, pesquisa a campo. Já, o nível quantitativo, exigiu acesso e produção de planilhas, tabelas e relatórios da empresa aqui abarcada.

        Para melhor explicitar passo a passo a elaboração deste plano de negócios foram coletados dados através de pesquisa em campo, orientação metodológica do professor orientador, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre análise de investimento, empreendedorismo e marketing.

        Foi feito o estudo da empresa “Mel Segredo das Abelhas”, com investigação e compreensão dos principais conceitos utilizados, com aquisição de imagens, tabelas e planilhas disponibilizadas para pesquisa.

As mesmas foram verificadas, analisadas e estruturadas formalmente, segundo as normas da ABNT, NBR 6023.

CAPITULO III

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3. Conceito de Administração

Segundo James A. F. Stoner, o conceito de administração é:

“A administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos” (STONER, 1982. p.05.)

Todos os administradores, independente de suas aptidões e habilidades relacionadas, visam alcançar seus objetivos estabelecidos.

3.1. Conceito de Investimento

O investimento é uma ferramenta importante para as organizações, ela é utilizada principalmente no momento de implantar um no equipamento e até mesmo na implantação de uma nova empresa. Visando a lucratividade deste empreendimento.

Investimento, “significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro” (OLIVIO, 2011, p. 14).

Segundo Adriano Leal Bruni, o conceito de investimento é:

“Um investimento pode ser caracterizado genericamente como um sacrifício hoje em prol da obtenção de uma serie de benefícios futuros. Em finança, os conceitos de sacrifícios e benefícios futuros estão associados aos fluxos de caixa necessários e gerados pelo investimento. Assim, analise de investimento consiste, basicamente, em uma análise da projeção de fluxos de caixa” (BRUNI, 2007, p. 01).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (108.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com