TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Monetária

Artigo: Politica Monetária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Artigo  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Politica Monetária

Por: Fauzi Timaco Jorge

Ata 181ª da reunião do Copom – Comitê de Política Monetária, realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2014.

A política monetária atenta especialmente para o financiamento do deficit, que se observa quando os gastos superam a arrecadação, na última linha da demonstração de receitas e despesas do governo.

Uma das principais funções do Banco Central é o financiamento da dívida pública, dado que os recursos provenientes da arrecadação tributária e outras formas são insuficientes para a cobertura dos gastos do governo. Então compete ao Banco Central a rolagem da dívida, mediante a emissão de novos títulos federais para o pagamento dos juros sobre a dívida acumulada. Estes novos títulos são negociados no mercado financeiro.

Elevações da taxa Selic, repercutem sobre as demais taxa da economia, tornando mais caros os descontos de duplicatas, os empréstimos para o capital de giro, os financiamentos para a aquisição de ativos fixos, etc.

Uma das principais conclusões apontadas na ata do Copom foi: A evolução recente da economia brasileira, na forma de análise da inflação por diversos indicadores, medição da atividade econômica com base na produção dos três setores da economia, nas compras e na confiança do consumidor e do empresário industrial, evolução de crédito e nível de emprego formal, entre outras. OS dados apontam para um nível de inflação, da ordem de 5,59% em doze meses, base de janeiro de 2014 (Antes 6,15% em janeiro de 2013).

O comitê ainda ressalta, que a velocidade de materialização das mudanças depende do fortalecimento da confiança de firmas e famílias.

Arquivo retirado da Revista Balcão automotivo, março de 2014/ Edição 90.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com