TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE bacharelado em administração

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

ITUMBIARA

2015

produção textual individual

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Gestão de projetos, Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Seminário VII.

Professores: Marco Ikuro Hisatomi, Luíz Antônio Gabriel, Alfredo Ribeiro de Almeida, Gisleine Fregoneze e Sebastião Oliveira.

ITUMBIARA

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................05 à 12

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................14

1. INTRODUÇÃO

Administrar envolve várias práticas e técnicas, hoje após os avanços tecnológicos essa prática ganhou um apoio no desenvolvimento de suas tarefas. Processos que antes eram feitos manuais, hoje são desenvolvidos através de Softwares o que minimiza custos em alguns casos e otimiza tempo, além de ser mais seguros quando relacionados a falhas humanas.

Este trabalho se justifica devido a importância de dominar estratégias administrativas e tem como objetivo relacionar o artigo “Os biscoitos: Girls Scouts, TI e Pespectivas para a Expansão” com os conteúdos já estudados até agora. Durante o desenvolvimento deste será aprofundado o conhecimento no que se diz respeito a Gestão de Projetos, Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios, com a finalidade de elaborar uma produção textual com base em uma pesquisa bibliográfica.

2. DESENVOLVIMENTO

Um projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos. Ele é temporário visto que tem um início e fim definidos no tempo, é um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. São exemplos de projetos a construção de um prédio, a expansão de vendas e a abertura de uma filial.

Todos os projetos precisam ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados dentro do prazo e orçamento previstos. O Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz, era praticado informalmente, mas foi reconhecido como profissão nos meados do século XX. Um guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos é o Guia PMBOK, ele divide os processos de gerenciamento de projetos em 5 etapas:

Início;

Planejamento;

Execução;

Monitoramento e Controle;

Encerramento.

E divide o conhecimento em gerenciamento de projetos em dez áreas:

Gerenciamento da Integração;

Gerenciamento de Escopo;

Gerenciamento de Custos;

Gerenciamento de Qualidade;

Gerenciamento de Aquisições;

Gerenciamento de Recursos Humanos;

Gerenciamento das Comunicações;

Gerenciamento de Risco;

Gerenciamento de Tempo;

Gerenciamento das Partes Interessadas.

Um risco é todo evento que pode impactar o projeto, para o bem e para o mau. Se o risco pode ser benéfico ao projeto, chama-se de oportunidade. Normalmente associamos a palavra "risco" a conseqüências negativas o que nem sempre é.

Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos.

Para que os riscos sejam gerenciados faz se necessário planejar o gerenciamento dos riscos, identificá-los, realizar a análise qualitativa e quantitativa dos riscos, planejar as respostas e controlar os mesmos.

O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário para terminar o projeto com sucesso. Preocupa-se principalmente em definir e controlar o que está incluso no projeto e o que não está.

O escopo é tudo o que deve ser feito para se atingir o objetivo do projeto, o que o projeto deve entregar. Segundo o Guia PMBOK® o processo do gerenciamento do escopo do projeto consiste em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com