TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio ENIAC - Mapa de Riscos 2019

Por:   •  22/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

DONIZETTI PEREZ – RA 526122018

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

mapa de risco

...............................................................................................................................

Santos

2019

DONIZETTI PEREZ

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

mapa de risco

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade ENIAC para a disciplina  Higiene e Segurança no Trabalho.

Prof. Maria Helena Veloso Salgado.

SANTOS

2019

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

Conforme a Portaria nº 05, de 17 de agosto de 1992, do Ministério do Trabalho e Emprego, a elaboração do Mapa de Riscos é obrigatória para empresas com grau de risco e número de empregados que exijam a constituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. De acordo com a Portaria nº 25, o Mapa de Riscos deve ser elaborado pela CIPA, com a participação dos trabalhadores envolvidos no processo produtivo e com a orientação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do estabelecimento, quando houver. É considerada indispensável à colaboração das pessoas expostas ao risco.

Respostas

Questões

  1. Apresentar dois conceitos de mapa de risco?

 

  1. É uma representação gráfica dos presentes riscos de trabalho que constituem uma empresa ou uma instituição. Esta representação gráfica se dá pelo mapa de risco. Conforme a NR 5 5.16 que tem como atribuição da CIPA: 

Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver. NR 5 – 5.16 a)

  1. Reuni as informações através de definições gráficas onde estabelecerá as situações de risco de segurança e saúde no trabalho, podendo se definir como uma metodologia quantitativa e subjetiva dos riscos presentes. Evitando a ocorrência de acidentes e garantindo a segurança de toda a equipe durante a realização do trabalho

2.Listar quais os objetivos no mapa de risco?

a)  Durante a sua elaboração, possibilita a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

b) Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa;

3. Descrever a classificação dos riscos?

  • Verde define os riscos físicos: Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.
  • Vermelho é para os riscos químicos: fumos, gases, vapores. Substâncias compostas ou produtos químicos em geral que possam causar algum dano.
  • Marrom abrange os riscos biológicos: Bactérias, protozoários, vírus, fungos, parasitas.
  • Amarelo, riscos ergonômicos: esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, trabalho noturno, jornadas de trabalho extensas, dentre outros.
  • Azul, associado ao risco de acidentes: máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas e iluminação inapropriadas, risco de choque elétrico, risco de incêndio, atmosferas explosivas, etc.

4. Elaborar um mapa de risco?

Mapa de Risco GATE 25, da Companhia Docas do Estado de São Paulo                                                                                      - entrada e saida de pedestres e veiculos                                                                                                                                                                                                                              1  -  Espaço  no interior do GATE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (142.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com