TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Historia da Humanidade

Por:   •  17/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 9

  1. INTRODUÇÃO

Arte e homem se integram desde o início da historia da humanidade. Desde a pré-história o homem manipulava cores, formas, gestos, espaços, sonhos, , superfícies, movimentos e luzes com intuito de comunica-se com o outro. Dessa forma, percebe-se a arte e a cultura estão    presente  em toda sociedade .

Dessa maneira, a cultura e arte na educação  tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois é ela é que nutre todo processo educacional, na missão de forma individuo crítico e conhecedor de sua origem cultural, daí a necessidade de se discutir as culturas diversas na sala de aula. Afirmamos isso através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, reconhece a importância de sua inclusão como componente curricular obrigatório da Educação Básica. Com isso, a arte deixa de ter um papel secundário na educação de crianças, jovens e adultos e passa a integrar o currículo escolar.

Transmissão de conhecimentos  de arte volta-se para o desenvolvimento natural do aluno, valorizando seu desenvolvimento, suas formas de expressão, de compreensão do mundo e da sua criação, descartando a reprodução de modelos.  

Sendo assim, aulas de desenho e artes plásticas mostraram-se mais espontâneas e ganharam espaço para a invenção, a autonomia e a auto expressão dos alunos. As aulas de música buscavam o desenvolvimento da percepção auditiva, rítmica, da expressão corporal, a utilização de jogos, instrumentos de percussão, rodas e brincadeiras, estimulando os alunos a experimentar, improvisar e criar.

Tendo que as bases do conhecimento, o  objetivo desse trabalho e relacionar   como a  Cultura e à arte no cotidiano escola , a  construção da consciência crítica e reflexiva da importância da arte , cultura  na formação das crianças ao longo da vida escolar . Como também , importância para a educação e aprendizado e papel do educador , que busca informação para agregar em seu trabalho

Portanto , o professor tem um papel importante durante a aula  na formação do sujeito critico voltado a integração cultural e autonomia cidadão .


  1. DESENVOLVIMENTO

 A  arte   realizar em diversas formas, como música, desenhos, dança e poesia. Essas formas são elementos da cultura de uma sociedade, e devem estar sempre presentes na vida das pessoas. Por isso, a escola deve utilizar a arte como meio de aprendizagem desde as séries iniciais, pois é a partir da infância que esses conhecimentos devem ser adquiridos e com elementos que despertam e expressam sentimentos, imaginação e criação.

Segundo Ferraz e Fusari (2009): É fundamental entender que a arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos, ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se 13 reconhecerem, e ao conhecê-lo. Em outras palavras, o valor da arte está em ser um meio pelo qual as pessoas expressam, representam e comunicam conhecimentos e experiências. A atividade de desenhar para as crianças, por exemplo, é muito importante, pois favorece a sua expressão e representação do mundo. (FERRAZ e FUSARI, 2009, p.18).

Arte é uma maneira de viajar, um sistema de conhecimento de Mundo, ou seja através da leitura da palavra ou da leitura visual.

          A leitura tem um importante papel de conhecimento de mundo, através da leitura  durante  a fase inicial  o desenvolvimento  lúdico , imaginário e cognitivo são  trabalhos  através da leitura em sala de aula .    A leitura infantil e um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação , emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa .   E importante para formacao de qualquer criança ouvir muitas e muitas historia , pois e através dos livro  como exemplo ,  de folclore   a decorberta através da leitura e imaginação  e

as imagens no livros , as crianças aprende  cultura de outros lugares , arte , costume , comida , dança ,   símbolos das festa , lendas, mitos, provérbios.

Neste sentindo , relatam no paramentro currucilares nacionais (PCN´S ;2001, P 54 );

 Um leitor competente e alguém que , por inicitiava própria e capza de selecionar  dentre os trechos que circulam socialmente , aqueles que odem atender a uma necessidade  sua . Que consegue utilizar estrtegias de leitura adequadas  para abordalas de forma de ayender as necessidades . As crianças  precisam ser incentivadas , quanto mais cedo  melhor para pode desperta a imaginação , criatividade , analise , senso critico e pode de rgumentacao , pois os livros são ferramentas de comentimento .

Portanto, o professor tem uma  contribuição importantíssima na formação educacional, auxiliando e mediando o corpo discente a ter uma maior compreensão de mundo levando-os a uma melhor apreciação, análise e fazer na vida, e assim, contribuir na formação da sociedade na qual estão inseridos como seres atuantes, participantes, críticos e reflexivos.  Além de incentivar através da aula a leitura durante a aula e como também, a participação dos pais  para   estimular leitura das crianças em casa .  Para assim, estimular o gosto pela leitura em sala de aula  e casa também .

Musicalização é um processo de desenvolvimento para um aluno na construção do conhecimento musical com o objetivo de despertar e desenvolver o gosto musical da criança, contribuindo para sua capacidade de criação e expressão artística. A música pode ser utilizada em vários momentos  junto com arte  e cultura e leitura  no  processo de ensino-aprendizagem, sendo de grande importância na busca do conhecimento, permitindo avanços no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo.  

Sendo assim , As aulas de música buscavam o desenvolvimento da percepção auditiva, rítmica, da expressão corporal, a utilização de jogos, instrumentos de percussão, rodas e brincadeiras, estimulando os alunos a experimentar, improvisar e criar.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, para que haja aprendizagem em música, é fundamental que o aluno tenha oportunidade e acesso a ser ouvinte, intérprete, compositor e improvisador dentro e fora da sala de aula.(BRASIL,1998).

 Aprender a sentir expressar e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano, que constantemente se modifica nessa rede em que se encontra, auxilia o jovem e o adulto em fase de escolarização básica a desenvolver capacidades, habilidades e competências em música. (BRASIL,1998, p. 24)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (240.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com