TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escrita E A Historia Da Humanidade

Artigo: A Escrita E A Historia Da Humanidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  3.199 Palavras (13 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 13

A importância da escrita

RESUMO

A escrita surgiu há milhões de anos a.c, os povos da pré-história não tinha escrita alfabética mas tinham outras formas de registrar seus acontecimentos e de se comunicar através de gestos, marcas, desenho e sinais. Podemos dizer que uma das grandes invenções da humanidade até hoje foi sem dúvida a escrita que surgiu com a necessidade do ser humano de poder registrar, armazenar dados, comunicar-se enfim de preservar a história. A prática escolar tem nos comprovado que sem a escrita torna-se quase impossível ao aluno prosseguir nos estudos e na vida social. A prática da escrita é de enorme importância no ensino aprendizagem. Produzir um texto não é apenas escrever uma redação, pressupõem preparação, muitas práticas e habilidades de escrita e não acontece de um dia para o outro, a escrita consiste num processo lento. De certa maneira a escrita é a um só tempo uma prática cultural e social que constitui-se como uma arma de expressão poderosíssima nas mãos de quem a detém. O domínio da mesma revela a importância do ato da escrita para as relações intersociais. Será que nossa vida social se organiza em torno da escrita? Qual é o objetivo da alfabetização?

Palavras chaves: Escrita, aprendizagem, alfabetização.

Introdução

A escrita é um sistema convencional utilizado pelo homem com a finalidade de se comunicar, registrar e organizar, um meio de expressão e conservação.

Surgiu a milhões de anos, passou por várias mudanças desenhos, marcas, gestos e sinais. Criada na antiga Mesopotâniaom por volta de 400. A.C, surgiu com a finalidade de facilitar a comunicação.

A alfabetização tem sido entendida tradicionalmente como um processo de ensinar e aprender a ler e escrever. Segundo Freire, a alfabetização tem um significado mais abrangente vai além do domínio do código escrito.

Consequentemente o objetivo da alfabetização é ensinar escrever, e para alcançar resultados positivos precisam ser trabalhados de forma continuada, planejando sempre os conteúdos para que se mantenha nítido o horizonte das ações pedagógicas.

Através do processo de alfabetização do qual as pessoas aprendam a ler e a escrever são procedimentos que vão muito além de certas técnicas de translação da linguagem oral para a linguagem escrita.

Certamente pessoas alfabetizadas tem a capacidade de falar, ler e escrever com outra e a consecução da alfabetização implica aprender a falar, ler e escrever de forma competente.

ESCRITA E A HISTÒRIA DA HUMANIDADE

A escrita é um sistema convencional utilizado pelo homem com a finalidade de se comunicar entre si, registrar suas descobertas, sua história, suas ideias e pensamentos. É um meio de expressão e de conservação, conforme descreve...autor...

Certamente a escrita é um sistema muito importante para todos os seres humanos ela surgiu com a finalidade de ajudar na comunicação das pessoas, para registra os fatos que estão acontecendo no momento, é um meio em que as pessoas descobriram para facilitar sua convivência.

De acordo com autor....A escrita surgiu há milhões de anos a.c, os povos da pré-história não tinham nenhuma escrita alfabética, mas tinham outras formas de registrar, comunicar e conhecer, através de gestos, marcas, desenhos e sinais. Ainda não era um tipo de escrita pois não havia organização, nem mesmo um padrão das representações gráficas.

Segundo autor.....A escrita foi elaborada e criada na antiga Mesopotânia por volta de 400 a.c. Os povos suméricos desenvolveram a escrita em forma de cunha, usando placas de barro, onde cunhavam a escrita.

Na escrita cuneiforme cada palavra era representada por um signo. Quanto maior o número de signos quisesse escrever, maior o número de signos que se precisaria inventar. A escrita sumérica chegou a ter 600 signos.

Para esse autor é fundamental considerarmos que o que sabemos hoje sobre esse período da história devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época. Os egpícios antigos desenvolveram a escrita quase na mesma época que os suméricos, porém, existiam duas formas de escrita: a demótica, a mais simplificada, e a hieroglífico que era mais complexa, formadas por desenhos e símbolos com difícil compreensão. No princípio, um único hieroglifo significava uma ideia completa. Aos poucos, cada símbolo passou a representar parte de uma palavra ou um som.

As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, também era utilizado na época para escrever. Na Roma Antiga, no alfabeto romano havia apenas letras maiúsculas.

Na época em que estas começaram a ser escritas, utilizou-se de hastes de bambu ou penas de pato e outras aves, com o passar do tempo ocorreu uma modificação em sua forma original, pois criou-se um novo estilo de escrita denominado uncial, que durou até o século VIII e foi utilizado na escritura de Bíblias. Na Idade Média, no século VIII, um monge inglês elaborou outro estilo de alfabeto atendendo ao período do imperador Carlos Magno, este novo estilo também possui letras maiúsculas e minúsculas que com o passar do tempo, essa forma de escrita passou por modificações, tornando-se complexa para a leitura. No século XV, alguns ruditos italianos incomodados com esse estilo complexo, criaram um novo estilo de escrita. No ano 1522, um italiano chamado Lodovico Arrghi foi o responsável pela publicação do primeiro livro de caligrafia que deu origem ao estilo que hoje nós denominamos de Itálico.

Com o passar do tempo todas as civilizações se viram necessitadas a registrar suas ações do cotidiano, como conquistas, rituais, grandes descobertas, com um grande números de povos, a escrita, cada vez mais, veio se tornando uma necessidade para todas civilizações.

Então passaram a criar símbolos para poder representar as coisas, e cada vez mais esses símbolos foram sofrendo modificações.

A escrita foi um dos principais instrumentos para a grande evolução da humanidade, devido ao grande número de sociedade, surge essa necessidade de comunicação.

Ensinando a escrever, processos de alfabetização

A alfabetização tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com