TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. O Trabalho Sempre Existiu Na História Da Humanidade, Mas A História Das Organizações E Da Sua Administração é Um Capitulo Que Teve O Seu Inicio há Muito Pouco Tempo.

Dissertações: 1. O Trabalho Sempre Existiu Na História Da Humanidade, Mas A História Das Organizações E Da Sua Administração é Um Capitulo Que Teve O Seu Inicio há Muito Pouco Tempo.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  1.765 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE

1. O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo. (Vale 1,0 ponto)

a) A organização racional do trabalho proposta por Taylor está abalizada em quais princípios? Explique-os. (Vale 0,5 ponto)

b) Comente as principais críticas à abordagem de Taylor. (Vale 0,5 ponto)

2. A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a grande depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. (Vale 1,0 ponto)

a) Elenque e discorra sobre as fundamentais ideias defendidas pela Escola das Relações Humanas? (Vale 0,5 ponto)

b) Diferencie Organização Formal de Organização Informal. (Vale 0,5 ponto)

3. Conceitue eficiência e eficácia, ilustrando-os com um exemplo prático. (Vale 1,0 ponto)

4. Tornou-se clichê, atualmente, dizer-se que as organizações no final do século XIX eram completamente diferentes das que se tem hoje. Apesar de o trabalho acompanhar o homem em sua História, assunto tratado no capítulo anterior, sua organização e sua administração, como conhecemos hoje, é assunto que teve seu início no final do século XIX e início do século XX. Que fatos históricos importantes ocorreram no início do século XX, juntamente com o surgimento das Teorias Administrativas. Pesquise e discorra sobre eles. (Vale 1,0 ponto)

5. Divisão do trabalho e departamentalização são processos diferentes, embora ambos busquem a especialização, o primeiro ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. Já o segundo ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos. Conceitue departamentalização e cite seus principais tipos, discorrendo suas vantagens e desvantagens. (Vale 1,0 ponto)

6. Leia o texto abaixo e responda a questão contida ao final do mesmo: (Vale 1,0 ponto)

Após trabalhar por mais de 25 anos na Empresa Brasileira de Equipamentos Hidráulicos, o engenheiro Carlos aposentou-se como Gerente do Departamento de Compras. Antes de ingressar nessa empresa, ele já havia trabalhado em outras, por cerca de 11 anos.

O afastamento do engenheiro Carlos desencadeou uma série de problemas para o diretor da empresa, Sr. Marcos. Embora houvesse a suposição de que o então assistente do engenheiro Carlos, o engenheiro Fernando, estivesse devidamente preparado para substituí-lo, a realidade revelou o contrário.

A fim de solucionar esse problema, a empresa contratou externamente o engenheiro Caldas para gerenciar o departamento de compras, ao mesmo tempo em que o engenheiro Fernando era transferido para uma outra área da empresa.

Com a admissão do engenheiro Caldas, observou-se que, em pouco tempo, o setor voltou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com