TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Mercado e Economia

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.356 Palavras (30 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 30

1 - Embora o Brasil possua recursos naturais abundantes, seu PIB é de apenas US$ 2 trilhões. Por outro lado, o Japão, cujos recursos naturais são extremamente escassos e correspondem a menos de 5% do que dispõe o Brasil, tem um PIB quase três vezes maior que o nosso. Como você explica isso?

R.: Em nosso país, a balança comercial da indústria brasileira é negativa (importamos mais produtos industrializados do que exportamos). Por mais que o Brasil tenha recursos naturais, o Japão é maior no setor de indústrias de carros, aviões, varejo e etc.

2 - Por que a inovação tecnológica é o melhor caminho para a sobrevivência de uma empresa em um ambiente de extrema competição?

R.: A estratégia competitiva baseada na inovação gera, na maioria das vezes, uma vantagem competitiva entre os concorrentes, logo, no cenário atual, onde a busca pelos espaços no mercado e a competição mostram-se cada vez mais intensa, a necessidade por uma estratégia competitiva bem definida se torna essencial. Tem como resultado o encontro de mais oportunidades no mercado, gerando uma maior probabilidade de sobrevivência da empresa.

3 - Quando uma nova tecnologia é considerada "boa"?

R.: É considerada boa, quando provoca um aumento da produção proporcionalmente maior do que a elevação do custo total, de tal modo que resulte em uma redução do custo médio da produção e custo médio unitário menores. Não adianta ter uma alta tecnologia com elevados custos de produção.

CONCLUSÃO / PARECER

Para satisfazer as necessidades materiais e não materiais de uma sociedade, seus membros são obrigados a se ocuparem de atividades produtivas (bens e serviços), com objetivo de produzir e distribuí-los. A economia estuda a maneira como se administra os recursos escassos. Em outras palavras, a economia, estuda como os indivíduos “economizam” seus recursos, para obter o maior aproveitamento possível, afinal, a escassez existe em qualquer sociedade. Toda coletividade enfrenta problemas econômicos.

Esses problemas podem serem resolvidos por meio de inovações tecnológicas em sociedades capitalistas. Além de ser o principal meio para se destacar da concorrência e criar novos produtos e serviços, aumenta a produtividade, tornando o preço mais baixo para o consumidor.

No brasil, porém, a balança comercial da indústria é negativa (importamos mais produtos industrializados do que exportamos) e o investimento em ciência e tecnologia é muito baixo, diferente dos países desenvolvidos que investem em educação básica (pública, de qualidade e em tempo integral) e inovação tecnológica.

Em países subdesenvolvidos “cobram 100%” de taxa ao ano para deixar o dinheiro na poupança. Com isso, a população não deixa, “gastam”, e com isso a moeda circula, gerando receitas, empregos…

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com