TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio - Ralações sindicais e negociações trabalhistas

Por:   •  10/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  1.419 Visualizações

Página 1 de 5

1. Faça uma explanação sobre as três variáveis básicas da negociação: tempo, poder e informação.

R: Em um processo de negociação, existem importantes elementos que estão relacionados com as estratégias utilizadas, como: informação, tempo e poder.

A variável “informação” constitui em saber o máximo possível sobre o outro, ou seja, a busca das necessidades dos envolvidos. O “tempo” é essencial para o sucesso de uma negociação. Normalmente, as partes envolvidas definem um prazo limite. Já a variável “poder” refere-se à capacidade de fazer com que o outro faça alguma coisa diferente daquilo que faria.

As três váriaveis estão vinculadas ao processo de tomada de decisão, que permite selecionar as linhas de ação, saída ou alternativa mais conveniente.

A tomada de decisão e a negociação são, portanto, escolhas entre ações alternativas para atingir um objetivo e o resultado desejado. Ambas são fundamentais para o alcance de resultados favoráveis para as organizações.

Ainda na visão do autor, Martinelli (2012), “novas informações podem decorrer da negociação. Portanto saber lhe dar com novas informações faz parte de uma boa negociação.

2. Faça uma explanação sobre negociações coletivas e sua importância envolvendo tanto empregados como empregadores.

R: Para (Fonseca, 2009) “A negociação coletiva destina-se á formação de normas e condiçoes de trabalho através de um consenso entre um grupo de trabalhadores e empregadores, que a eles serão aplicadas”.

Além disso, a negociação coletiva gera uma igualdade de condição aos trabalhadores, uma vez que, em negociação individual, alguns trabalhadores poderiam conseguir alguns direitos e outros poderiam não consegui-los, além disso, a negociação coletiva fera uma rapidez maior na solução dos conflitos, não precisando, devido a sua força diante as entidades patronais, ser alvo de ação judicial, sendo assim gera celeridade judicial, diante da negociação individual e isonomia contratual entre os trabalhadores.

3. Por que a negociação e a administração se encontram interligadas? Explane e exemplfique.

R: De acordo com Etzioni (1965) “A negociação é uma competência bastante requerida na atuação profissional do administrador, pois, este lida diretamente com dois públicos muito conflitantes: o interno e o externo. Logo, se faz necessário o conhecimento de técnicas, táticas, estratégias e comportamentos negociais, pois o administrador se depara diariamente com conflitos organizacionais internos, ou seja, entre os interesses dos colaboradores e as exigências das organizações e externos, que se pode destacar entre organização e os clientes, fornecedores, reguladores, governoetc”.

Para Etzioni (1965), “é de vital importância que os estudos administrativos organizacionais procurem encontrar equilíbrios entre elementos racionais e não racionais (conflitos) do comportamento humano”.

Portanto, cabe ao administrador ser o elo de administração destes conflitos organizacionais e a negociação é a competência essencial para a transformação de um conflito em uma cooperação.

5. Explique e exemplifique “convenção coletiva de trabalho”.

R: A Constituição Federal de 1988 no art. 7°.XXXVI, prevê o “reconhecimento das convenções e acordos coletivos” e no art. 8°, VI, determina que “é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho”.

O artigo 611 da CLT define Convenção coletiva de trabalho como o “acordo de caráter normativo, pela qual, dois ou mais sindicatos representativos de categorias ecônomicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respctivas representações, as relações individuais de trabalho” (art. 611).

A conveção coletiva trata-se, portano, de um acordo entre sindicato de empregados e sindicatos de empregadores. Surge como resultado de um ajuste bilateral e só se concretiza cado os dois contratantes combinem suas vontades.

A convenção coletiva é um instrumento normativo (que cria normas) em nível de categoria. Alcançam os seus efeitos todas empresas representadas pelo sindicato. (Fonseca, 2009).

6. Qual o papel dos sindicatos numa mediação entre empregados e empregadores?

R: “Associação constituída, em caráter permanete, por pessoas físicas e jurídicas para estudo e defesa de seus interesses afins e prestação assistencial a todo o grupo, além de outras atividades complementares que o favoreçam”. (Prof. José Augusto R. Pinto).

Para (Fonseca, 2009) “A caracteristíca principal do sindicato é ser uma organização de um grupo existente na sociedade. Essa organização reúne pessoas físicas, ou trabalhadores. No Brasil, esse tipo de organização pode reunir pessoas jurídicas, as empresas uma vez que estas se associam em sindicatos também: os sindicatos de empregadores.

Quanto à mediação, destaca-se a atuação do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como de indicado pelas partes em litígio, como mediador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com