TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Precarização do trabalho

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Precarização do trabalho e desproteção social: desafios para a saúde coletiva.

A precarização do trabalho é um assunto que vem sido muito discutido por especialistas e que vem atingindo vários setores da população brasileira como: saúde, educação, indústrias entre outros. Esse artigo que escolhemos como base fala num contexto geral sobre os reflexos que essa precarização traz aos trabalhadores, abrangendo as consequências da desproteção social e os desafios da saúde coletiva.

A revolução industrial, o avanço tecnológico, a globalização econômica e o capitalismo impulsionaram a competitividade das organizações e desde então elas buscam cada vez mais o aumento da produtividade com baixo custo.

Com os encargos sociais cada vez mais caros o que gera aumento das despesas das empresas, elas buscam a mão de obra terceirizada e serviços temporários como uma estratégia para redução de despesas com esses encargos.

 As organizações estão transferindo a responsabilidade do empregador para o empregado. No serviço terceirizado, por exemplo, encontramos profissionais autônomos que arcam com seus próprios encargos e mantem uma relação de trabalho precária e sem vínculos.

Os impactos dessa precariedade são devastadores na sociedade porque temos cada vez mais trabalhadores sem acesso aos benefícios sociais e empobrecimento das famílias que antes eram assalariadas e tinham certa segurança de trabalho.

Hoje temos cargos básicos em nível de ensino médio ocupado por nível superior, isso desvaloriza o profissional e gera desemprego e exclusão social para a classe de ensino médio, além do aumento da violência urbana, aumento de adolescentes em situação de risco que por não encontrarem uma vaga de emprego acabam caindo na criminalidade.

A questão da saúde coletiva também fica comprometida porque as empresas tem um descompromisso no que diz respeito a acidente de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho e acabam por omitir os fatos para reduzir os custos. O quadro de classificação dessas doenças relacionadas ao trabalho já está bem reduzido.

É preciso tomar uma medida rápida e eficaz para redução dessa precarização para otimizar impactos negativos na população brasileira.

Bibliografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com