TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito de gênero: Violência contra a mulher

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

Preconceito de gênero: Violência contra a mulher

Nosso projeto de pesquisa abrange um tema atual e muito discutido, a proposta temática é chamar atenção para a violência sofrida pelas mulheres. Hoje em nosso país mais de 103 milhões em nossa população são mulheres, porém mesmo elas sendo mais da metade da população ainda é considerada minoria. A importância do nosso trabalho se dá no entendimento que homens e mulheres são tratados de formas diferentes desde quando nascem, e entender que mulheres são diminuídas, são tratadas como minoria e que sofrem preconceito simplesmente por serem mulheres, isso acaba levando a um tipo de violência que pode mata-las.

Se pensarmos na mulher historicamente, percebemos que a mulher sempre foi tida como uma propriedade, primeiro pertencia ao pai e depois a marido (este escolhido pelo pai), neste ambiente sofria todos os tipos de violência, essa visão da mulher vem sofrendo mutações. Quando falamos em mutações estamos nos referindo ao ato de mudar/alterar a visão sobre algo, essa mulher vista primeiramente como propriedade, hoje já possui muitos direitos assegurados por lei, e esta cada vez mais se impondo em uma sociedade machista.

A sociedade antiga tinha uma visão do mundo mecanicista, tinha a natureza e o homem com relógios onde se baseava em peças simples e fáceis de entender, porém essa visão é ultrapassada porque devemos ver o mundo como um sistema interligado, onde não se pode focar somente em um problema e esquecer-se dos outros, pois essa resolução não será eficaz uma vez que tudo esta ligado, as mudanças tem que começar com o todo para que sejam eficazes e possamos deixar um mundo melhor para as próximas gerações. Visto isso entendemos que esse projeto através de todos os temas apresentados vem de encontro com o bem estar social e ambiental, a fim de trazer maior conscientização de todos ao nosso redor.

Quando colocamos a violência contra mulher em debate todos nós pensamos sermos contra, mas será o que pensamos é realmente como agimos, o que estamos fazendo para colocar em pratica aquilo que jugamos correto, será que estamos sendo coerentes com as nossas atitudes, o nosso projeto esta ligado diretamente com esses questionamentos no momento em que vamos aplicar uma pesquisa através de questionário para apurarmos a concepção da violência sofrida de varias formas pelas mulheres na sociedade, porque somos contra o estrupo, mas quando alguma mulher é estuprada tentamos achar maneiras de justificar o abuso, quando uma mulher é agredida e tem medo de denunciar, ela é jugada como alguém que gosta de apanhar, afinal as mulheres são muito mais jugadas e condenadas mesmo elas sendo as vitimas. Mesmo que nem sempre o pensamento resulte em ações, nossas ações estão ligadas diretamente aos nossos pensamentos. Desta forma, traremos uma palestra ministrada por uma promotora de justiça, a fim de conscientizar os acadêmicos e outras pessoas que participaram da violência que as mulheres sofrem em nossa sociedade. Essa conscientização será feita de maneira objetiva e didática, tentando ao máximo transmitir nossa mensagem. Acreditamos que terá grande impacto, as pessoas terem uma palestra sobre o assunto, visualizarem dados e gráficos mostrando a magnitude do problema, e convidaremos essas pessoas para mostrarem a sua indignação de uma forma pacífica através de uma caminhada coletiva em prol da igualdade de gênero e contra a violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com