TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais funções do Administrador dentro do Processo Administrativo

Tese: Principais funções do Administrador dentro do Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário:

Introdução:

Principais funções do Administrador dentro do Processo Administrativo

Passo 1:

Planejamento consiste em um processo de executar, orientar,coordenar e definir uma tarefa antes do objetivo final. São ações permitidas nas tomadas de decisões a fim de satisfazer o desempenho do procedimento para concluir a etapa.

O Planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais ações,como: organização,direção e controle,que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível.

Planejar significa definir com eficiência e eficácia os objetivos e também escolher quais as tomadas de decisões para alcançar as ações avaliando o tempo e os custos necessários.

Segundo o portal da Educação existem seis tipos de planejamento:

_Planejamento Estratégico: Fixa a natureza da organização: missão, estratégias, objetivos. Responsabilidade: direção geral.

_Planejamento Tático : Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos (projetos, ações etc.).Responsabilidade :executivos da diretoria e subordinados.

_Planejamento Operacional: Objetiva otimizar as operações, elaboração de procedimentos, visando a realização dos planos estratégicos e táticos Responsabilidade: chefes de departamento.

_Planejamento de Comunicação: Deve ser compreendido como uma derivada do planejamento de marketing. Sendo um processo administrativo e sistemático, teria a finalidade de coordenar os objetivos, estratégias e as diversas fases de uma campanha de propaganda, promoção de vendas ou de relações públicas, com os estipulados pelo marketing, procurando atingir o máximo de retorno sobre o investimento realizado. Além das variáveis de atualização às condições de mercado, flexibilidade para adaptação e continuidade, pode-se adicionar mais uma noção muito importante: a de servir ou estar totalmente entrosada com as necessidades apontadas pelo marketing, uma vez que é um de seus instrumentos de ação.

_Planejamento de Marketing: Analisa os aspectos das variáveis externas à empresa. Realiza o diagnóstico e pode prever possíveis cenários; faz um estudo das condições que a empresa precisa ter para melhorar o seu desempenho influenciando, assim, todas as suas áreas aborda especificamente questões sobre o produto serviço, inclui a parte financeira sobre o faturamento e resultados.

_Planejamento de Campanha: Definir os objetivos de acordo com o perfil do público: o que eles querem, o que dizem, o que fazem.

Estas respostas auxiliarão no estabelecimento de metas e estratégias concisas que confirmem a eficácia do planejamento.

2º- Fazer uma pesquisa comparativa das definições de Planejamento em pelo menos duas fontes que escrevem sobre o assunto, pesquise, no livro (plt) ou também na internet - Então vamos lá :Busque no Google “definições de Planejamento”

Fonte 1: Segundo o autor Carlos Escócia de forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo.Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação.O princípio do planejamento é inspirado no esquema de planificação dos países socialistas, do qual se distingue por não eliminar a concorrência entre empresas no mercado, e exercer um controle mais normativo que imperativo.

Fonte 2- Secretaria de Planejamento e Investimentos

Estratégicos do Ministério do Planejamento

Secretaria Nacional de Articulação Social da

Secretária-Geral da Presidência da República.

Segundo o Almanaque do Planejamento. O planejamento pode ser entendido como a escolha consciente de ações que aumentem as chances de obter no futuro algo desejado no presente. É uma atividade que orienta possibilidades, arranjos institucionais e políticos.Planejar é um processo,enquanto o plano é um registro momentâneo deste processo e o planejador é seu facilitador.

Agora abaixo, com suas palavras, confronte as duas fontes bibliográficas de Administração e tire o que entendeu.

R: Segundo análise lida das fontes entendo que planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos.

Passo 2

Analisar criteriosamente os artigos indicados: SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. In: Planejamento Estratégico.

R: Escreva seu entendimento sobre este texto: Segundo o autor Roberto Shinyashiki, leva à idéia de que as razões que nos fizeram vencer no passado vão continuar nos conduzindo ao pódio. Bobagem… A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.

..SANTOS, Paulo Barreto dos. O desafio do administrador do futuro." A miséria do mundo, em que prevalece o devorar para não ser devorado, não deve ser medida em termos de estatística de renda. É uma catástrofe moral.... Não trabalhamos apenas para ter uma renda, mas para encontrar sentido em nossas vidas. O que fazemos é parte de quem somos. Ver-nos apenas como um meio para lucros colhidos pelos outros é uma afronta à nossa auto-estima”. (Alan Ryan, Professor de Princeton).

2- CONFRONTO -Agora abaixo, faça um confronto entre a mensagem dos Professores Roberto Shinyashiki e a do Paulo Barreto dos Santos em relação ao conteúdo pesquisado no Livro-Texto da disciplina e nas demais fontes solicitadas.

Confronto entre a mensagem dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos: A relação entre a visão futura, o saber enxergar antes dos outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com