TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Ferramentas No Processo Administrativo

Dissertações: As Principais Ferramentas No Processo Administrativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  2.412 Visualizações

Página 1 de 4

Podemos definir como administração, o processo que procura assegurar a eficácia a eficiência dentro de determinadas organizações ou sistemas. Nesse contexto, observamos que a administração é importante em qualquer área da sociedade, como: realização de projetos individuais, familiares, grupais, organizacionais ou sociais. Como já foi dito, a organização em todas as esferas da sociedade e ao longo da história, sempre proporcionou um avanço considerável em todos os ambientes. Com relação ao processo administrativo, essa organização era extremamente necessária, uma vez que com o advento do processo industrial, esse mecanismo administrativo precisava ser eficaz, pois, o objetivo era aumentar a produtividade e diminuir consideravelmente o desperdício nas indústrias. Deste modo, começou-se a pensar em técnicas e métodos que colocados em práticas, proporcionassem o alcance de determinado objetivo, tendo em vista que no inicio do século 20, a expansão industrial estava a todo vapor, e, era necessário manter esse crescimento, mas, sem, contudo, diminuir a busca pelo aperfeiçoamento desse processo. Nesse contexto, nos deparamos com o primeiro evento da administração da história, chamado “Movimento da Administração Científica” tendo como autor Frederick Winslow Taylor.

Taylor, como pioneiro nas obras do processo administrativo, desenvolveu teorias que puderam trazer certa harmonia nas figuras do “empregado x empregador”, pois, despertou o interesse pelos problemas e vida do trabalhador e o aperfeiçoamento e eficiência da produtividade.

“Somente em 1911, em virtude de um inquérito sobre as consequências de seus métodos e do interesse dos membros da sociedade pelo sucesso de seu trabalho, Taylor publicou sua obra mais famosa Princípios de Administração Científica, que tinha por objetivo:

• Indicar a enorme perda em função da ineficiência dos emprega¬dos.

• Convencer o leigo de que a eficiência está na busca do homem excepcional ou extraordinário.

• Provar que a administração é uma ciência.

• Demonstrar que os princípios fundamentais da administração científica são aplicáveis a todas as atividades humanas” (unidade 5, EAD, Claretiano – Administração).

Seguindo nessa linha, devemos citar também Henry Fayol, que baseou seus estudos em princípios e técnicas que poderiam ser uteis aos usuários nas tarefas administrativas em qualquer segmento organizacional ou empresarial. Nesse raciocínio e ainda embasado na teoria de Fayol, pode-se compreender que as principais ferramentas que proporcionam o processo administrativo são:

1. Planejamento: o processo de planejamento abrange as decisões sobre objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos.

2. Organização: o processo de organização compreende as decisões sobre a divisão de autoridade, tarefas e responsabilidades entre pessoas e sobre a divisão de recursos para realizar as tarefas.

3. Comando: manter o pessoal em atividade em toda a empresa.

4. Coordenação: o processo de direção significa ativar o comportamento das pessoas por meio de ordens; coordenação significa ajudá-las a tomar decisões por conta própria. A escolha entre um ou outro modelo depende do modelo e da cultura de administração.

5. Controle: o processo de controle compreende as decisões sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados.

Esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com