TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios de Adm e Marketing

Por:   •  8/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

DINÂMICA DE ATIVIDADE

1)Comente o processo de evolução da marca Havaianas.

A empresa foi fundada para comercializar alpargatas, ela começou a diversificar sua linha de produtos, das tradicionais alpargatas para outros tipos de sapatos. Em 1940 mudou o nome da empresa para São Paulo Alpargatas S.A, na década de 60 surge as Sandálias Havaianas .Na década de 70 a companhia inclui novas marcas como Rainha e Topper.Nos anos de 90 ele sofre reestruturação com o intuito de transformar a cultura focada na produção para cultura de mercado, isso fez ela abandonar a parceria com a Nike, para assim produzir calçados no Brasil, em contrapartida licenciou outras marcas visando ampliar a sua exposição internacional.

A São Paulo Alpargatas firmou-se no mercado como uma empresa de marcas, tendo como destaque a Havaianas entre outras marcas.

Em 1962 surge o primeiro par de Sandálias Havaianas, o objetivo da empresa era criar um produto de alta escala de produção e preço acessível, usando a atender as necessidades de uso da população C, D e E. Ela ficou marcada pela famosa campanha de televisão e atingindo a marca de 100 milhões de pares em um único ano, o produto foi copiado pela concorrência. Contudo, o calçado não sofreu nenhuma modificação e passou a ser usado por pessoas de pouca exigência.

2)Explique a estratégia de reposicionamento do produto.

Nos anos 90, a Alpargatas definiu uma estratégia de marketing, lançando varias versões das Havaianas. Essa estratégia foi baseada em três premissas: ampliação da linha de produtos, suporte de mídia eletrônica e impressa com forte campanha publicitária e foco na distribuição da nova linha no canal de varejo de calçados. Com essas novas estratégias a Havaianas começou a ser usada pela classe A e B. A empresa construiu um novo segmento de mercado para seu calçado. A empresa constituiu uma nova unidade de negócios para a Sandália Havaianas, com uma equipe exclusiva para pensar e operacionalizar a estratégia, foi criada diversas linhas de produtos, visando atender surfistas, crianças, mulheres e aventureiros. Esse reposicionamento foi o primeiro  usado no mercado internacional, na década de 90 ocorreu um caso parecido com a marca Hush Puppies, a sua missão é ser a maior empresa de calçados não esportivos.Ela ficou caracterizada como “sapatos para idosos”, mas nos anos 80 mudou sua estratégia ao se desfazer de ativos e redefinir suas áreas de competência, a marca e o reposicionamento do produto para o mercado jovem recuperam a imagem da Hush Puppies.

3)Explique a estratégia de internacionalização das Sandálias Havaianas. Quais são os desafios para o futuro da Alpargatas e das Sandálias Havaianas?

A empresa utilizava basicamente à mesma estratégia, sem nenhuma alteração no produto, comunicação e promoção, elas eram comercializadas para as camadas populares, preços relativamente baixos, mas apresentava uma oportunidade de posicionamento distinto para as sandálias Havaianas em mercado de pode aquisitivo como os EUA, Austrália e Europa. A empresa tinha dois caminhos: exportação do produto para as classes de menor poder aquisitivo ou desenvolver uma estratégia de introdução do produto nos paises desenvolvidos. A duas eram praticamente antagônicas e exigiriam estratégias bastante distintas. A empresa optou pela segunda estratégia para entrada nos mercados europeu e americano. A empresa selecionou uma equipe de profissionais para trabalhar diretamente com os distribuidores exclusivos nomeados para cada região ou país, visando promover as vendas e a correta exposição dos produtos nos pontos de vendas, a equipe tinha que fazer com que o distribuidor percebesse que a marca possuía alto valor agregado, ela também usou uma estratégia ousada para os principais mercados internacionais que foi um evento que facilitou a exportação  da Havaianas para outros países.Nos EUA  foram realizadas várias ações como a participação na New York Fashion Week, a distribuição do produto em megaeventos, esse trabalho foi realizado junto com o distribuidor dos EUA , visando divulgar a marca.O posicionamento estratégico de vender a marca, e não o produto, caracteriza a atuação da Alpargatas no mercado internacional.A empresa também utilizada das estratégias de precificação, promoção e de distribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com