TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPIOS DE MARKETING: RESUMO CAPITULO 2

Trabalho Escolar: PRINCIPIOS DE MARKETING: RESUMO CAPITULO 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  3.372 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do capitulo 2

Nas primeiras linhas do livro foi possível mostrar que as empresas criam valor para os clientes para capturar valor em troca. A partir da página 28 os autores apontaram para a elaboração de estratégias de marketing orientadas para os clientes e construção de programas de marketing.

Analisar a estratégia e o planejamento de marketing é o desafio para o capitulo 2, ou seja, como os profissionais de marketing escolhem mercados-alvos, posicionam suas ofertas ao mercado, desenvolvem um mix de marketing e administram seus programas de marketing. E, ainda, mostrar a administração sobre o retorno sobre o investimento de marketing.

Um bom marketing significa mais do que criar entusiasmo e promessas promocionais, mas desenvolver de maneira consistente relacionamentos com os clientes com base em valor real.

Oferecer valor ao cliente é um passo árduo a ser seguido, pois os programas de fidelização, sejam quais forem o seu alcance, é considerado de grande importância na construção de relacionamentos estáveis e duradouros. Oferecer valor ao cliente pode ser fruto das características intrínsecas e extrínsecas dos produtos e/ou serviços ou do valor agregado percebido pelo cliente. O cliente percebe valor, ainda que a sentimento, e valor é diferente de preço. O valor é formado pelo que o cliente entende que vale o produto (qualidade).

O planejamento estratégico é a base do planejamento de uma empresa, e o principal foco do planejamento estratégico é manter empresa competitiva no mercado, entretanto, alinhar as habilidades da empresa com as oportunidades de marketing em um mercado em constante mudança "tira" o sono de qualquer diretoria de uma grande empresa.

Passos do planejamento estratégico e o marketing

Nível corporativo

A missão leva a uma hierarquia de objetivos, incluindo objetivos de negócios e de marketing.

A estratégia e os programas de marketing devem ser desenvolvidos para apoiar os objetivos da empresa.

A principal tarefa do marketing é alcançar o crescimento lucrativo para a empresa.

O marketing deve identificar, avaliar e selecionar oportunidades de mercado e formular estratégias para explorá-las. Uma ótima ferramenta para identificar oportunidades de crescimento é a matriz de crescimento/produto.

A matriz de crescimento mercado/produto

O marketing exerce vários papéis fundamentais no planejamento estratégico de uma empresa.

• Proporcionar uma filosofia direcionada - orientação de marketing - que sugere que a estratégia da empresa deve girar em torno da construção de relacionamentos lucrativos com importantes grupos de clientes.

• Depois, proporcionar informações aos elaboradores do planejamento estratégico ao ajudar a identificar oportunidades de mercado atraentes e ao avaliar o potencial da empresa de obter vantagens delas.

• Assim, em unidade de negócios individuais, elabora estratégias para atingir os objetivos da unidade. Uma vez estabelecidos esses objetivos, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com