TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios de Henry Ford

Por:   •  18/10/2015  •  Resenha  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Fundamentos E TEORIA ORGANIZACIONAL. 5

2.1.1 Os três Princípios de Henry Ford 5

2.2 Comunicação e Linguagem 5

2.3 Homem, Cultura e Sociedade 6

2.3.1 Conceito de ideologia. 6

2.3.2 Estabelecendo uma relação o texto “Da Rotina à Flexibilidade: Análise das características do Fordismo Fora da Indústria” e a resenha “A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo”. 7

2.4 Comportamento Organizacional 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivos gerais abordar os aspectos principais relacionados à transição do fordismo ao pós-fordismo, da produção de massa para a produção flexível analisando suas características fora da indústria comparando com as informações do artigo de Alexandre Barbosa Fraga: Graduando do 6º período do Curso de Ciências Sociais. Bolsista PIBIC/UFRJ, bem como outras referências teóricas, a fim de serem contemplados e aprofundar o conhecimento teórico sobre as disciplinas do semestre a partir da leitura do artigo cientifico, e objetivo específico obter aprovação na disciplina.

Para melhor entendimento, este trabalho será abordado à Teoria da Administração Cientifica que surgiu nos Estados Unidos, apresentado por Frederick Winslow Taylor, Ele apresentou seu primeiro trabalho à sociedade em 1895, que origem à administração científica.

Está estruturado baseado nos conhecimentos adquiridos das disciplinas do primeiro período do Curso de Administração da UNOPAR, Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade; bem como Comportamento Organizacional.

No primeiro momento, relacionar as informações do artigo “Da Rotina à Flexibilidade: Análise das Caraterísticas do Fordismo Fora da Indústria” reconstituindo o caminho traçado pelo autor, destacando a linha teórica do fordismo tomada como referência neste trabalho, dissertando sobre os questionamentos que norteou o trabalho, delimitando o objeto de estudo enfatizando as atuais tendências contemporâneas.

Usando os fundamentos teóricos da administração, mantendo um diálogo reflexivo e crítico entre as abordagens envolvendo a temática problematizada.

No último tópico, será contextualizada a realidade estudada, realizando uma análise comparativa sobre a teoria cientifica e o processo de transformação que a os métodos administrativos passa como consequências de fatores sociais, econômicos e políticos em nossa sociedade globalizada.

Enfatizar que neste trabalho propomos uma discussão tendo como objetivo especifico conscientizar o futuro administrador sobre a necessidade de fazer uma reflexão sobre as tendências inovadora na Administração, com a visão crítica, possibilitando num futuro bem próximo ao final do curso de administração um gestor integrado e interagindo com as tendências inovadoras na Administração de Organizações na contemporaneidade.

Despertando para a necessidade de compreender a importância da organização na sociedade e do administrador como gestor de recursos, aplicando os conhecimentos das teorias da administração na organização em que for atuar. Analisando as possibilidades de adaptações de acordo com o ramo de atividade, desenvolvendo a percepção o tamanho da empresa e os principais termos utilizados na administração.

Nossa abordagem parte de uma premissa fundamental: a análise dos obstáculos ao desenvolvimento que é parte essencial do estudo do próprio desenvolvimento. Nem prática, nem teoria, é possível separá-los, na verdade, não temos aqui dois problemas distintos, mas dois modos de encarar o problema, seu processo global e os obstáculos diante dele criados nas próprias estruturas em que se desenvolvem.

A partir das reflexões concebidas entre a prática cotidiana das atividades de gestão de recurso no cenário de uma organização e as referências teóricas do campo Acadêmico, percebe-se a necessidade de sistematizar procedimentos coerentes com o know-how cientifico, nesse contexto o autor foi sábio na abordagem do tema de seu artigo “Da Rotina à Flexibilidade: Análise das Características do Fordismo fora da Indústria” surge cristalinamente, nesse momento com este conceito a verticalização, o aprofundamento do olhar e da reflexão sob o cenário da gestão efetiva e do papel de cada Administrador.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL.

Alexandre Barbosa Fraga, autor do artigo, discorre com os conceitos do Fordismo aplicado nas organizações no século XIX e traz um comparativo com a área de serviços e o trabalho informal (o Sistema Produtivo Flexível), é importante definir (Fraga, 2005: p. 6).

2.1.1 Os três Princípios de Henry Ford

Karen H. Manganotti nos ensina que Henry Ford inovou ao desenvolver três princípios de administração (Manganotti, 2015: p.4):

1 – O princípio de Economicidade, propondo reduzir estoque da matéria-prima em transformação. Através da aceleração da sua linha de montagem conseguindo que os automóveis fabricados em suas indústrias chegassem ao mercado consumidor com rapidez e liquidez.

2 – O Princípio da Intensidade, com esse processo, o ciclo da finalização do produto diminuiu, o que tornou bem competitivo no mercado de consumo.

3 – O Princípio da Produtividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com