TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios de Economia Rural

Por:   •  20/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina de Princípios de Economia Rural - TURMA AGRO 105K

Prof(a). Cássia Valéria Hungaro Yoshi  

ATIVIDADE SUBSTITUTA À PRESENCIAL 1 – 1º BIMESTRE – VALOR 50,0

Nome(s): Henrique Augusto Simionato Taniguchi_______________________

 

1) Na primeira aula de nossa disciplina compreendemos o conceito de Economia: “Ciência que estuda os meios de resolver problemas que existem quando são usados recursos escassos para satisfazer fins alternativos” (SCHUH, 1976 apud ARBAGE, 2012, p. 17).

A partir da definição exposta, explique como a Economia pode contribuir para resolver problemas existentes no meio rural, visando tornar a produção agropecuária mais eficiente economicamente. (Valor: 10,0)

 Podem ser financeiros, humanos ou materiais que nos impedem de termos tudo o que desejamos, esses são os problemas no meio rural, e através disso a economia nos traz as seguintes questões, o que produzir, para que produzir e para quem produzir, fatores de produção, tecnologia, necessidades humanas e bens econômicos, buscando soluções para uma satisfazer fins alternativos de forma mais econômica para o produtor possível.

2) Em Economia trabalhamos com 3 fatores de produção: terra, capital e trabalho. No entanto, atualmente há estudiosos tentando incorporar um quarto fator de produção: a tecnologia, haja vista que esta se encontra disseminada e presente em todas as áreas de produção. Com base no contexto atual, pergunta-se: (Valor: 15,0)

a) Indique 3 tecnologias utilizadas no meio rural atualmente. (Valor: 5,0)

 GPS, Sensoriamento remoto e irrigação automatizada.

b) Comente sobre o uso de tecnologias pelo produtor rural visando ganhos de produção. (Valor: 5,0)

 O uso de tecnologias em campo visa uma elevação da produção maior do que a dos custos para a utilização.

c) Comente sobre a importância de se avaliar a viabilidade econômica do uso de tecnologias no campo. (Valor: 5,0)

 É muito importante avaliar se vale ou não a pena a utilização de uma nova tecnologia, pois ela deve suprir as necessidades de sua utilização e ainda dar mais lucros para o produtor que está a utilizando.

3) Vimos que a Ciência Econômica divide-se em três partes fundamentais: a Economia Descritiva, a Teoria Econômica e as Políticas Econômicas. Considerando suas definições, explique como o governo brasileiro se utiliza das três partes visando atender aos produtores rurais de forma viável e efetiva. (Valor: 15,0)

 Através da teoria econômica o governo consegue calcular valores para a liberação de recursos aos produtores rurais empresariais e familiares dentro do ano agrícola considerado. A política econômica faz com que o governo traga propostas e soluções para a sociedade com dados da economia descritiva que trabalha com dados econômicos para que essas analises sejam feitas, visa atender os produtores de médio porte e agricultores familiares através de um plano agrícola e pecuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com