TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtos Substitutos São Aqueles Que Atendem A Mesma Necessidade Do Consumidor

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 3

Produtos substitutos são aqueles que atendem a mesma necessidade do consumidor, geralmente não competem na mesma intensidade que os concorrentes diretos (que oferecem mesmos produtos), mas são relevantes. São produtos que podem vir a substituir os já existentes através da oferta, ou ainda de benefícios.

Como produtos substitutos na área de atuação da Apoio Consultoria tem se um grande número de informações disponibilizados na internet, em sua maioria gratuita, livros relacionados a gestão empresarial, aulas que o Sebrae oferece gratuitamente e softwares.  

              Com relação aos produtos substitutos, deve se levar em consideração o nascimento de novas empresas que ofereçam serviços similares aos da Apoio, caso alguma empresa não atenda as necessidades do cliente, este cliente poderá trocar de fornecedor de serviço. Como na maioria das empresas de prestação de serviços, o serviço da empresa pode ser alterado para atender a necessidade do cliente, ou seja, uma empresa mesmo que ainda não possua certo tipo de consultoria em sua lista de serviços, poderá realizá-lo caso lhe pareça interessante. Foi identificado como empresas que oferecem o mesmo serviço da Apoio na cidade de Uberlândia,foram a Startup Replay4me e o i9hub.

             O Sebrae além de ser um concorrente direto, ele também compete como produto substituto. Ele objetiva auxiliar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, prestando consultoria para as mesmas. Além disso, procura soluções para empresas que já estão consolidadas no mercado, mas que não querem estacionar seus negócios.

             A Replay4me é uma empresa que atua no mercado educacional e corporativo com foco de simplificar a produção e organização de conteúdo digital. É considerada pelos proprietários como a “Netflix do mercado educacional”, é um aplicativo que captura vídeo e áudio em sala de aula e é acessado por alunos, professores e tutores. Essa plataforma oferece três tipos de serviços: o Replay, Repeteco e Revisa, que oferecem, respectivamente, revisão das aulas presenciais, esclarecimento de dúvidas entre alunos e professores e publicação de conteúdos elaborados pela instituição para suprir as dúvidas dos alunos. Ou seja, pode-se perder potenciais clientes que fazem uso da plataforma, mas que, especificamente, se formaram ou estão se graduando em cursos que fornecem uma visão de negócios, pois os mesmos podem ter salvo vídeo-aulas de professores sobre os serviços que fazem parte do portfólio da Apoio e podem também tirar dúvidas com os profissionais da área sobre o caminho a ser seguido e como desenvolver algum projeto.

O i9hub segundo Robson Xavier presidente da I9, é uma associação sem fins lucrativos que busca fomentar inovação e tecnologia em Uberlândia e região. A intenção é de criar um ponto de encontro para empreendedores, pesquisadores e estudiosos da área de tecnologia da informação. Esse Hub visa oferecer vários serviços especializados para incentivar e viabilizar recursos para que as micro e pequenas empresas da cidade e região cresçam. A utilização do mesmo pode substituir o serviço da Apoio, pois atua como multiplicador e transmissor de conhecimento, assim como as informações disponíveis na internet. O novo espaço é um ambiente que agrega empresas que buscam oportunidades, que tenham atitude para saírem da zona de conforto, que saibam conviver com pessoas e organizações diferentes, num mesmo espaço, e que colaborem entre si. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com