TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ameaça de Produtos Substitutos

Por:   •  24/5/2016  •  Monografia  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  1.322 Visualizações

Página 1 de 4

A economia de escalas bloqueia a entrada, forçando os novos entrantes a ingressar participando em condições de quantidade ou aceitando a desvantagem de custo produzindo quantidades menores, e, portanto com custos fixos teoricamente maiores.

A diferenciação do produto cria barreira à entrada, pois a identificação com a marca exige dos novos entrantes; grande soma em investimento para superar a lealdade dos clientes com os já estabelecidos. Muita propaganda, serviços, e particularidades dos produtos deverão ser destacadas com o intuito da substituição.

A exigência de capital é outro fator que propicia a barreira á entrada já que é necessária grande soma de dinheiro com requisito básico à competição em assuntos como P&D, instalações físicas, crédito aos novos clientes, e ainda absorção dos prejuízos iniciais.

A desvantagem de custos dos recursos também pode representar barreiras à entrada, pois, uma empresa já estabelecida pode desfrutar de acordos e de vantagens de custo não disponíveis para novos rivais. Essas vantagens decorrem da curva de aprendizagem tecnologia exclusiva; acessos as fontes de matérias primas e quantidades compradas.

Os canais de distribuição também podem representar barreiras à entrada, pois, o novo entrante, para ter acesso a prateleiras e supermercados, deverá oferecer descontos, promoções, e intensos esforços de venda para assegurar a distribuição dos seus produtos. Quanto mais limitado os canais de atacadistas e varejistas, maior o grau de ocupação dos concorrentes, logo, mais difícil a entrada. Lotar na revisão das margens e no corte de pedidos sem prévio aviso.

Ameaça de produtos substitutos

Os produtos substitutos são os diferentes bens e serviços que se originam fora de um determinado setor; e que desempenham as mesmas funções ou funções semelhantes às de um produto fabricado neste setor. A não ser que consiga melhorar a qualidade do produto ou, de alguma forma (por meio de marketing) estabelecer uma diferenciação, o setor sofrerá as conseqüências nos lucros e, possivelmente no crescimento.

De forma geral os produtos substitutos representam uma forte ameaça a uma empresa se o cliente enfrentar poucos custos com a mudança. Os produtos substitutos que, do ponto de vista estratégico, exigem maior atenção são aqueles que:

Estão sujeitos a tendências que melhoram sua opção preço-desempenho em relação aos produtos já existentes no setor.

Produtos que apresentam pouca diferenciação ao longo das dimensões que os clientes valorizam, reduzindo o apelo a substituição, aumentando a propensão a substituição.

Produtos que são produzidos em setores de grande rentabilidade, provocando a imitação mesmo de baixo custo, despertando a curiosidade pelos altos lucros da concorrência.

Rivalidade entre os concorrentes

A rivalidade entre os concorrentes se utiliza de táticas como a competição pelo preço, introdução de produtos e combates publicitários. A rivalidade pode se intensificar graças à presença de novas oportunidades ou quando uma empresa é desafiada pelo concorrente. A rivalidade se intensifica com a presença dos seguintes fatores:

Os concorrentes são numerosos e se encontram mais ou menos em igualdade de condições em termos de tamanho e poder. Podemos ainda aumentar a rivalidade ao considerar a entrada de empresas multinacionais em qualquer mercado.

O crescimento do setor é lento dando origem a lutas pela participação no mercado entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com