TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual Semestre Administração

Por:   •  2/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................5

3 CONCLUSÃO................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS..............................................................................................10

5 ANEXO...........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar a situação financeira da empresa Alfa e Beta Comércio de Eletrônicos S/A, discutir os aspectos em si relacionados, bem como a importância em relação ao tema. Abordar um estudo mais a fundo baseado em pesquisa e dados citando os devidos referenciais. É pretendido citar alguns conceitos como o de fluxo de caixa, e quais suas funções.

Em face será dado sequência ao trabalho verificando e avaliando a análise gerencial e financeira sobre o setor em que a empresa atua, realizando a análise setorial da organização, e identificando tendências que possam ter impacto nos negócios. Com tudo é necessário analisar e fornecer informações que permitem identificar fatores de risco e oportunidades de investimentos, além da avaliação do desempenho desses setores. Por fim com essas informações contidas nessas análises, as mesmas pretendem fornecer projeções importantes para o investidor poder montar a sua estratégia com mais segurança.

2 DESENVOLVIMENTO

Para Cavalcante (2004) o fluxo de caixa é um instrumento de controle que possui por objetivo auxiliar o gestor na tomada de decisões sobre a situação financeira da empresa e consiste em um relatório gerencial informativo de todas as entradas e as saídas de valores do caixa da empresa, tendo como base um determinado período, que pode ser uma semana, um mês, ou mesmo um dia.

De acordo com Freitas (2014), o fluxo de caixa serve para auxiliar no controle financeiro do seu negócio. Com esta ferramenta é possível acompanhar toda a movimentação de valores da sua empresa, com base na entrada e saída de dinheiro. Geralmente, o processo de análise ocorre em períodos mensais, tendo como avaliação final o balanço patrimonial semestral ou anual.

Uma boa gestão financeira é um fator essencial para o sucesso do negócio. O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais utilizadas na administração financeira empresarial, que auxilia na tomada de decisões e melhora o desempenho financeiro, através do controle e dos recursos da empresa. Resumidamente, Zdanowicz (2000) afirma que o fluxo de caixa é o instrumento mais preciso e útil para levantamento financeiro a curto e longo prazo.

O conceito de fluxo de caixa, conforme Sá (2008, p.11) é o método de captura e registro dos fatos e valores que provoquem alterações no saldo de caixa e sua apresentação em relatórios estruturados, de forma a permitir sua compreensão e análise. Percebe-se então, que o fluxo de caixa, juntamente com outros instrumentos de análise financeira, como por exemplo, relatórios, balanço patrimonial, entre outros, torna-se uma excelente ferramenta de apoio para análises gerenciais importantes.

Para realizarmos uma análise gerencial e financeira sobre o setor em que a empresa ALFA E BETA COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A atua, primeiramente devemos realizar análise setorial, identificando tendências que possam ter impacto nos negócios, pois conforme nos explica Angrisano (2003), ela fornece informações que permitem identificar fatores de risco e oportunidades de investimentos, além da avaliação do desempenho desses setores. Angrisano (2003) ainda afirma que a análise setorial serve para analisar de forma detalhada o panorama do cenário econômico o qual as empresas estão inseridas e em plena atuação. Essa avaliação de setores fornece informações que permitem identificar e avaliar riscos e oportunidades nos investimentos. As informações contidas nessas análises fornecem projeções importantes para o investidor poder montar a sua estratégia com mais segurança.

Em relação a análise setorial feita sobre o setor de eletroeletrônicos, que é o mercado ao qual a empresa ALFA E BETA COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A faz parte, podemos perceber conforme dados da revista Exame (2015), que no mercado de eletroeletrônicos nos últimos 12 meses, foram cortados quase 08 mil postos de trabalho diretos, pois com a retração na economia, os estoques cresceram e os fabricantes estão reduzindo a produção e demitindo trabalhadores.

De acordo com pesquisas feitas, e com os dados levantados, podemos perceber que as vendas de eletroeletrônicos tem diminuído com o passar dos anos e que o mercado vem demitindo em massa muitos de seus colaboradores devido à queda de produção e o aumento de seus estoques, o que traz uma considerável diminuição dos lucros das empresas fabricantes.

Já em outra matéria da revista Exame (2015), as dificuldades potenciais se mostraram maiores quando a Philips disse que os lucros trimestrais vão sofrer devido à lentidão da demanda, às oscilações cambiais e aos atrasos na produção. A notícia fez com que as ações da Philips caíssem. Já a empresa Panasonic, disse que seu lucro operacional caiu 2,8 por cento no terceiro trimestre fiscal encerrado em dezembro de 2014.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com