TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de energia é a mais recomendável para a diminuição

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

Não entrando no mérito do pensamento dominante de que os GEEs(gases de efeito estufa)(*) resultantes das atividades humanas são os causadores do aquecimento global(**), inegável é que as emissões de poluentes na atmosfera têm degradado a qualidade de vida em todo o planeta e que o setor elétrico é um dos campeões na emissão desses gases.

Ao analisarmos as várias formas de produção de energia, temos que tais gases são gerados onde há queima de matéria orgânica (madeira, por exemplo) ou, principalmente, combustíveis fósseis(***) (petróleo, carvão e gás natural), como nas termelétricas. No entanto, já ficou provado que a geração de energia hidráulica (das hidrelétricas) também não está isenta do problema, visto que a implantação de reservatórios inunda vastas áreas verdes e esse material imerso fermenta, produzindo GEEs por longo tempo.

Por outro lado, a geração de energia eólica e fotovoltaica, como há processos de combustão, tipicamente se apresenta como melhor opção de energia limpa, ainda que não seja possível dizer de forma conclusiva que o seja 100% sem efetuar uma ACV (avaliação do ciclo de vida) ou cradle to grave (do berço ao túmulo) de um empreendimento desses, sendo imprescindível porém, a existência de um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) bem estruturado e operante para lidar com outros impactos inerentes.

(*) Principais GEEs: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O)

(**) O conceito não é unanimidade no meio científico

(***) Há vasta e sólida literatura científica afirmando a origem abiótica e endógena do petróleo

Referências

SANTIAGO, Brunno Henrique de Souza. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Laureate International Universities [s. l.], [s. d.];

BARBOSA FILHO, Wilson P. Expansão da energia solar fotovoltaica no Brasil: impactos ambientais e políticas públicas. PORTAL DO SETOR ELÉTRICO. Caderno Renováveis. Publicado em Junho de 2016. Acesso em 11/09/2018 https://www.osetoreletrico.com.br/expansao-da-energia-solar-fotovoltaica-no-brasil-impactos-ambientais-e-politicas-publicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com