TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção do Toyotismo/Fordismo

Por:   •  24/9/2015  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

2ª Atividade a Distância

1- Cite duas características (ideias) de produção do Toyotismo/Fordismo.

Fordismo- Produção em massa, na produção o operário executaria somente uma função

Toyotismo- A produção nesse modelo depende da procura por determinado modelo, e os funcionários desempenham várias funções dentro da fábrica.

2- Cite três diferenças da produção da Ford para as produções da Toyota (toyotismo).

No modelo Toyota planejamento da produção é baseado na demanda já no Ford a produção é em massa, na Toyota a produção de mais de um modelo de automóvel pode ser feito na mesma fábrica e na Ford era produzido somente um modelo, No toyotismo permite que a fábrica trabalhe com um número reduzido de funcionários se comparada com o fordismo.

3- Diferencie o Estado Intervencionista do Estado Neoliberal. Se precisar, pesquise na internet.

Intervencionismo estatal refere-se à interferência do Estado na atividade econômica do país, visando a regulação do setor privado, não apenas fixando as regras do mercado, mas atuando de outras formas com vistas a alcançar objetivos que vão desde o estímulo ao crescimento da economia e à redução de desigualdades.

Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, política de privatização de empresas estatais, livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, abertura da economia para a entrada de multinacionais.

4- Cite uma vantagem e uma desvantagem da globalização relacionada à imagem abaixo e explique.

Uma desvantagem é o desemprego pois a chegada de novas tecnologias que substitui o trabalho humano. Vantagem da globalização é o preço médio reduzido de produtos industrializados. Em muitos casos, produtos industrializados têm seus processos produtivos descentralizados em várias partes do mundo, o que contribui para a diminuição dos custos.

5- Assista ao documentário “A História das Coisas”, disponível na pasta Materiais de Básicos de Estudo deste tópico, e escolha no mínimo dois dos quatro temas abaixo e discorra um breve texto de 5 a 10 linhas sobre o assunto.

a) A influência das corporações sobre os governos.

b) As condições de trabalho e como as coisas chegam aos consumidores a preços baixos.

c) A consequência dos problemas ambientais a nível global.

d) As possíveis soluções para os problemas abordados neste documentário.

As corporações têm influência direta sobre os governos, pois elas detêm um grande fundo monetário e com isso, os estados tendem a proporcionar mais benefícios e vantagens para as corporações. Com a negligencia dos estados as corporações podem produzir um de forma desregrada desrespeitando o meio ambiente de forma a causar danos permanentes a todo ecossistema do planeta.

Uma maneira de amenizar esses problemas seria não só a reformulação e criação de leis ambientais mais fazer com que elas sejam cumpridas, além da implantação de um ciclo sustentável para reciclar os resíduos dos produtos industrializados, fazendo assim haverá uma menor necessidade de utilizar recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com