TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylorismo, Fordismo E Toyotismo

Monografias: Taylorismo, Fordismo E Toyotismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 8

Objetivo

Este trabalho tem por objetivo apresentar de forma explicativa algumas concepções de produção desenvolvidas na história e que são denominadas Taylorismo, Fordismo e Toyotismo.

Introdução

Ao longo da história foram desenvolvidas algumas concepções de produção na indústria com o objetivo de melhorar o processo produtivo das indústrias à época, as quais algumas delas denominadas Taylorismo, Fordismo e Toyotismo serão abordadas neste trabalho.

Entre o fim do século XIX e início do século XX o americano Frederick Winslow Taylor desenvolveu a concepção de produção que tinha como ênfase as tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção, concepção esta que é denominada Taylorismo e que tinha como objetivo principal otimizar e melhorar o custo/benefício da produção para o empregador.

No início do século XX, mais precisamente em 1903, o americano Henry Ford funda a Ford Motor Company e como consequência nasce em conjunto à concepção de produção denominada Fordismo onde se destaca o início da produção em grande escala,utilizando muita mão de obra e se utilizando de grandes investimentos que vinham de recursos gerados pela própria indústria.

Já em meados do século XX (logo após a segunda guerra mundial) o engenheiro Japonês Eiji Toyoda e seu especialista em produção Taichi Ohno perceberam que o modelo do Fordismo não era viável para a indústria japonesa, pois era um momento histórico onde os japoneses não contavam com grandes quantidades de matéria-prima e seu mercado consumidor era pequeno para uma produção de grande escala. Diante disso, eles desenvolvem nas fábricas da Toytota a concepção de produção denominada Toyotismo que se destaca pela qualidade dos produtos além de produzir apenas o necessário, reduzindo ao máximo a estocagem de produtos.

Taylorismo

Taylorismo é uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor. Em 1911, Taylor publicou “Os princípios da administração”, obra na qual expôs seu método.

A partir dessa concepção o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado.

Algumas caracteristicas do Taylorismo:

- Racionalização da produção.

- Economia de mão-de-obra.

- Aumento da produtividade no trabalho.

- Corte de “gastos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por parte do trabalhador.

- Acabar com qualquer desperdício de tempo.

Desde então, e cada vez mais, tempo é uma mercadoria, e o trabalhador, que ”vende” sua mão-de-obra, portanto, seu tempo, tem a incumbência de cumprir com suas tarefas no menor tempo possível, para que possa produzir mais e mais.

Como pode ser observado no filme clássico “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, o trabalhador passa a efetuar movimentos repetitivos e bem elementares, com o ritmo imposto pelas máquinas, e por quem as comandava. Seus supervisores diretos cronometravam seus movimentos e observavam quais os trabalhadores otimizavam o próprio tempo, e portanto a produção.

Prêmios eram dados aos trabalhadores com melhor tempo/desempenho. Essa competição promovida pelos gerentes fez com que a velocidade da produção aumentasse cada vez mais.

Taylor entendia que a hierarquização evitava a desordem predominante do tempo no qual a organização ficava por conta dos trabalhadores. Separou, dessa forma, o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionários entre aqueles que eram pagos para pensar de modo complexo (planejar), e aqueles que eram pagos, e mal pagos, para executar.

Dessa forma, da mão-de-obra operária, naquela época, não eram exigida a escolarização. O trabalho sistemático fazia dos trabalhadores peças descartáveis, pois peças de reposição não faltavam. Nesse sentido, era grande a economia na folha de pagamento das indústrias, pois a maioria dos trabalhadores era sem qualificação.

À direção, ou aos gerentes, cabia controlar, dirigir e vigiar os trabalhadores, impedindo inclusive qualquer conversa entre os mesmos. Aos trabalhadores só restava obedecer e produzir incessantemente.

#NOME?

Fordismo

Com alguns dólares no bolso ( 28.000 dolares pra ser mais exato ) e umas boas idéias na cabeça, Ford juntamente com mais 11 investidores que acreditaram na teoria do Fordismo fundou a Ford Motor Company em 1903.

Para demonstrar que carros de alta qualidade tecnológica poderiam ser produzidos a um preço barato (um dos princípios do Fordismo), um protótipo produzido pela Ford Motor Company bateu em 1904 o recorde de velocidade terrestre até então andando 1 milha (aproximadamente 1,6 kilometros) em 39,4 segundos (quase 140 quilômetro por hora!)

Assim que iniciou as atividades da sua montadora de carros, uma das primeiras medidas de Ford foi pagar 5,00 dólares por dia aos seus funcionários (pagar bem aos funcionários era outro princípio básico do Fordismo).

Apesar de parecer pouco para os dias de hoje, na época os especialistas em administração de empresas ficaram assustados: ningúem nunca pagou um salário tão alto para um operário de fábrica!

Por pagar bem aos empregados aconteceu um fato interessante: os melhores mecânicos e profissionais de engenharia mecânica dos Estados Unidos acabaram todos indo para a Ford Motor Company, isso aumentou muito a capacidade tecnológica da empresa e permitiu que em poucos anos eles já estivessem lançando os melhores carros da América (superioridade tecnológica para baixar custos, outro princípio do Fordismo).

O Projeto de uma Fábrica Segundo o Fordismo

Segundo a concepção Fordista, a fábrica antes de mais nada, deve seguir o modelo de administração de empresas vertical. Em outras palavras, tudo deve pertencer ao mesmo dono e deve ser controlado de maneira centralizada.

Quando construiu a fábrica da Ford Motor Company, Henry Ford projetou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com