TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Iniciação às Práticas Administrativas I e II Curso de Administração

Por:   •  27/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 8

                                                                                                [pic 1]

Programa de Iniciação às Práticas Administrativas I e II

Curso de Administração

Evolução do Pensamento Administrativo e Ciências Sociais

Gestão de Riscos: Prevenção de Perdas Operacionais e Financeiras, um estudo MM Geradores.

Atualmente, com o mundo globalizado as empresas buscam se diferenciar no mercado para garantir mais vantagens competitivas. O estudo visa apresentar sugestões de melhorias na prática de gestão da MM Geradores, buscando encontrar possíveis erros estratégicos que possam levar a empresa a perdas de faturamentos.

Belo Horizonte

2014



SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        3

1.1-Perfil da Organização        3

2- IDENTIFICAÇÃO DE MODELOS E PRÁTICAS DE GESTÃO        7

2.1- Problema e Justificativa        8

3- ANÁLISES DOS MODELOS E PRÁTICAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL        9

4- AVALIAÇÃO E SUGESTÃO DE MELHORIA        10

5- CONCLUSÃO        11

6-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12



1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar sugestões de melhorias para prevenção de perdas operacionais e/ou financeiras da empresa MM Geradores, a fim de identificar ações sobre as atividades que resultam no baixo retorno financeiro e possíveis prejuízos com a locação de geradores e suas manutenções.

A empresa MM Geradores Ltda. Sediada na Avenida Valdomiro Nunes Ferreira, 2505, Santa Mônica, Igarapé/MG. Fundada em 2011 por Osiel Oliveira de Morais, conta hoje com a colaboração de sete funcionários e dois sócios, conforme o organograma no anexo 1.

A MM geradores atua no ramo de locação e manutenção de geradores de energia. Tendo como principais clientes: Mineração Itaminas, Anglo American, Cemig, Hospital Materdei entre outros. E fornecedores: Delrey filtros, Deif do Brasil, Transportadora Transloc.

Para o levantamento de dados da pesquisa foram realizadas entrevistas com uma gerente e uma funcionária..  

1.1-Perfil da Organização

A empresa MM Geradores Ltda, Está sediada na Avenida Valdomiro Nunes Ferreira, 2505, Santa Mônica, Igarapé/MG.

 

Foi fundada no dia 02/05/2011  pelo o Sr. Osiel Oliveira de Morais que já havia trabalhado durante cerca de sete anos em uma grande empresa do ramo, a extinta Poit Energia que posteriormente foi comprada pela multinacional Aggreko. Sr. Osiel atuou na área operacional da empresa, onde adquiriu conhecimento em suporte técnico de geradores, após a venda da Poit.

A empresa iniciou suas atividades atuando no ramo de manutenção em geradores de energia, prestando serviços esporádicos na região metropolitana de Belo Horizonte. Onde inicialmente, Sr. Osiel, fazia toda a parte comercial, operacional e administrativa da empresa.

Aos poucos a demanda de serviços foi aumentando, o primeiro cliente foi a empresa CIF Mineração, sediada na cidade de Nazareno/MG, foi quando alugaram um escritório no centro da cidade,  o que, com pouco tempo já não era suficiente, pois alguns clientes queriam que as manutenções das máquinas fossem realizadas na sede da empresa, foi onde , ainda em 2012 a empresa alugou um galpão em um bairro próximo ao centro,  em Igarapé.

Com o tempo, foi surgindo a necessidade de contratar novos funcionários, o Sr.Osiel sempre quis dar prioridade em contratar pessoas da família para trabalhar com ele, pois sempre sonhou em ter uma empresa onde pudesse dar oportunidades para seus familiares, o que poderia ser um grande problema, porém, segundo a gerente administrativa os atritos familiares não interferem no ambiente de trabalho, mas existe um trabalho continuo de conscientização de cada um.

Inicialmente o foco da empresa era principalmente a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva de geradores, logo depois expandindo para o mercado de locação, as maquinas passaram a ser sublocadas com parceiros localizados em SP, como: Super-infra, Sotreq, Genrent, entre outros,  além desses serviços a empresa conta ainda, com cursos básicos de operação dos geradores, ministrados principalmente para colaboradores da Cemig.

Em meados 2013, após negociações com dois ex-colegas de trabalho, agregou-se o conhecimento adquirido ao longo de anos trabalhando também na Poit Energia, foi aí que criaram em sociedade junto ao Sr. Osiel.

Hoje a empresa conta como principais clientes: Mineração Itaminas, Anglo American, Cemig, Hospital Materdei entre outros. Tendo como fornecedores: Delrey filtros, Deif do Brasil, Transportadora Transloc, etc.

Dessa forma  a  empresa procura ter um bom relacionamento com todos, pois necessitam dessa rede de contatos para um bom funcionamento.

A empresa conta hoje com um quadro de onze funcionários, sendo que três são sócios, divididos da seguinte forma, área administrativa três colaboradores, dois na área comercial e sies na área operacional. O setor de contabilidade é terceirizado pela contabilidade Coteig, localizada também em Igarapé, conforme o organograma da empresa no anexo 1

A principal preocupação da empresa, além da satisfação do cliente, e a satisfação do funcionário, que, quando motivado tende a exercer melhor suas funções, sendo assim a empresa procura contribuir com desenvolvimento, aperfeiçoamento e especialização do funcionário, investindo em cursos, planos de carreira que esta sendo escrito e as faixas de cargos e salários que deverão ser homologados pelo sindicato e ministério do trabalho, possui também projetos para implantar a avaliação de desempenho. Para  Maslow (1946)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com