TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Etapa

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 9

  [pic 2] 

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

 

 

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 

 

 

Pólo Pelotas - 4º Semestre

 

 

 PROINTER -  ETAPA I 

 

 

Disciplinas: Ad.de Cargos,Salários e Benefícios/Ed.Corporativa/Gestão de Desempenho/Gestão de Conhecimento/Treinamento e Desempenho

Tutores a Distância e Presencial: Carlos Eduardo/Raquel de Oliveira/Fabrício Ferreira

 

 

                                                                                         

                                                                                                 FABIANA  KONZGEN MELLO DA SILVA  RA 8517908220

                                                                                                             MARCIA TELLES BALDASSARI  RA 8516851515

                                                                                           CARLOS JOSÉ RODRIGUES DE  MATOS RA 9750440620

                                                                                                                   SAMUEL LOPES FREITAS  RA 9137273626                                      

                                                                                                                             ALICE HOBUS HEMP  RA 8744100833

                   

                                             Pelotas/RS Setembro/2015  

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o entendimento da importância do Capital Humano como vantagem competitiva para o sucesso das empresas ,investir  em capital humano é um investimento que muitas organizações estão adotando, pois é sempre o melhor caminho,  propicia um aumento na produtividade, causando também uma melhoria no perfil da distribuição de renda em longo prazo.

Um aumento no investimento em educação, vem geralmente acompanhado por maiores gastos na saúde e na boa nutrição, os quais, mais tarde, resultam em maior desempenho socioeconômico da organização e  do país. Os resultados mais evidentes são, maior produtividade; maior mobilidade da força de trabalho para setores dinâmicos; menor pressão demográfica, mediante redução da taxa de fertilidade.

Uma proposta de ação que conduza a um aumento dos investimentos no Capital Humano torna-se, portanto, de oportunidade inquestionável, pois eleva o padrão de vida da comunidade, toda capacidade, conhecimento, habilidade e experiência dos empregados e gerentes, inclui também a criatividade e a inovação organizacional, observando-se com que frequência novas ideias são geradas dentro da empresa, mas também uma pratica utilizada dentro das organizações e a pesquisa salarial que é um estudo sobre a competitividade salarial e dos benefícios concedidos aos funcionários de uma empresa.

Os dados obtidos nesta pesquisa são utilizados como base para a política salarial a ser adotada. Uma vez que a organização necessita de um equilíbrio entre os salários pagos dentro da mesma, o chamado equilíbrio interno. Permitindo também que haja um equilíbrio entre as práticas salariais das demais empresas, o chamado equilíbrio externo, utilizar como fonte de informações para tomar decisões no que diz respeito às políticas de Recursos Humanos de uma empresa.

Assim, a organização pode planejar como será seu posicionamento no mercado em que atua. É necessário que a empresa siga um roteiro básico para a realização da pesquisa salarial. É um processo relativamente simples, porém exige bastante cuidado na escolha dos critérios utilizados.

Planejamento

 Buscar, regularmente, ferramentas que auxiliem no processo de administrar a remuneração dos empregados, sendo que as Pesquisas de Salários são, sem dúvida, os instrumentos básicos para gerar informações confiáveis, auxiliando as organizações neste difícil processo. 

Realizar  reuniões entre a empresa ,os colaboradores e os consultores responsáveis pelo projeto, objetivando a definição do cronograma de atividades e as respectivas responsabilidades entre as partes. E também nesta etapa, a empresa ira fornecer, à Consultoria, o organograma organizacional e as descrições dos cargos que estarão envolvidos na pesquisa.

Cargos a serem analisados

Para se esquematizar uma pesquisa salarial devem se definir prioritariamente quais os cargos  a  serem pesquisados, quais as empresas a  serem pesquisadas e  qual deverá ser o período da pesquisa. As fases para implantar a pesquisa salarial são: 

 a) Selecionar os cargos de referência 

b) Selecionar as empresas a serem pesquisadas

c) Identificar o período da pesquisa 

d) Preparar a coleta de dados

e) Tabular os dados da pesquisa 

f)  Analisar os resultados

g) Recomendar e elaborar o relatório aos envolvidos

           h) O número de empregados no cargo;

            i) A importância estratégica do cargo para a organização;

j) Os cargos devem possuir descrições com as responsabilidades/outras informações necessárias para o entendimento e comparação do cargo

  l) Devem possuir representatividade no mercado de trabalho.

  m) Salários

          Seleção dos cargos de referência: 

Refere-se a cargos  de fácil identificação  no mercado  e  cargos que identificam os setores de  atividade  da  organização. Alguns critérios devem ser utilizados para  a  seleção dos cargos a serem pesquisados, tais como: O número de cargos não poderá ser excessivo, ou seja, dependerá do objetivo da  pesquisa em envolver  um,  alguns ou todos os planos da empresa  (gerencial,  administrativo, operacional, dentre outros).    Os cargos  precisam ser  específicos,  evitando  dessa  maneira quaisquer dúvidas referente ao seu conteúdo, atribuições e tarefas. Exemplo: Cargos universais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com