TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER IV) - LOGISTICA - ETAPA IV – Relatório Parcial

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  1.469 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Polo Araçoiaba da Serra / SP

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Quarto Semestre - 2016

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos

Cursos Superiores de Tecnologia

(PROINTER IV)

ETAPA IV – Relatório Parcial

Nome: Marina do Carmo Miranda

RA: 280887742

Nome: Suelen Rodrigues Jesuíno

RA: 2848201305

Tutor Presencial: Prof. Alex Antunes

ARAÇOIABA DA SERRA

Outubro/2016

Sumário

Introdução   ............................................................................................................. 03

Capítulo 01 - Conceito de qualidade x Transporte e Distribuição............................04

Capítulo 02 – Swot aplicada ao controle de estoque.................................................05

Capítulo 3 – Check List, Validação da empresa de transportes................................10

Conclusão................................................................................................................. 14

Referencias Bibliografia............................................................................................15

Introdução

Uma empresa que presta serviço a outra empresa, tem como objetivo trabalhar com a satisfação de seu cliente, o objetivo deste trabalho é abordar como a empresa que prestadora de serviço consegue manter-se atualizada no que podemos chamar de melhoria continua, mantendo uma prestação de serviço com a qualidade desejada e a satisfação de seus clientes, buscando estar à disposição de trabalho com competência na armazenagem, com escolha de modais para distribuição e se assegurar de que se conquiste a confiança e o respeito de seus clientes, respondendo de forma correta as regras e legislação exigentes.

Capítulo 01 - Conceito de qualidade x Transporte e Distribuição

Para obter a qualidade em práticas de armazenamento, transporte e distribuição de produtos, é necessário focar em todos os setores com a finalidade de encontrar falhas e corrigi-las para que haja total eficiência no serviço prestado.

Manter-se atualizado, de olho no mercado é de extrema necessidade para que a empresa consiga manter o nível de qualidade de seu serviço, com o objetivo de agradar cada vez mais o cliente e o consumidor final.

A busca pela qualidade máxima de seus serviços deve ser tida como meta principal da empresa pois é através dela que os resultados positivos serão cada vez melhores, resultando assim a elevação do nível do transporte e da distribuição.

Para conseguir a qualidade perfeita, é necessário que tudo ao redor esteja caminhando lado a lado, desde pessoas a equipamentos, ou seja, pessoas motivadas, capacitadas, equipamentos novos, sistemas operacionais atualizados, veículos em boas condições de uso.

Capítulo 02 – Swot aplicada ao controle de estoque

Segundo Kotler, a análise SWOT (dos termos em inglês strenghts, weaknesses, opportunities, threats) consiste na avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que existem nos ambientes de determinado negócio. A análise SWOT, ou então como também é conhecida, a Matriz FOFA (Forças, Oportunidades Fraquezas Ameaças) envolve o monitoramento dos ambientes externo e interno. Ambiente externo, por Kotler: Uma unidade de negócios tem de monitorar importantes forças macro ambiental (econômicas, demográficas, tecnológicas, político-legais e socioculturais).Na sequência, engatando na definição de ambiente interno, Kotler diz: e significativos agentes micros ambientais (clientes, concorrentes, distribuidores, fornecedores) que afetam sua capacidade de obter lucros.

Dentro de uma empresa é possível identificar pontos fortes e fracos que em alguns casos necessitam de estudos, devem analisados e compreendidos de modo que possam ser corrigidos e intensificados.

Por meio da análise Swot, é possível identificar alguns pontos em destaque dentro de uma empresa tais como: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

No programa de controle de estoque encontramos alguns elementos que compõe os pontos identificados acima, através dos dados que serão apresentados abaixo, será possível criar um plano de ação visando a melhoria.

FORÇAS

OPORTUNIDADES

Preços competitivos

Cursos de especialização

Relacionamentos estratégicos

Assistência exclusiva ao cliente

Localização de fácil acesso

Implantação de novos sistemas

União da equipe / colaboradores

Inclusão de novos clientes

FRAQUEZAS

AMEAÇAS

Utilização de apenas um modal

Escassez de mão de obra qualificada

Falta de controle de estoque

Concorrente com serviço multimodalidade

Equipamentos e/ou programas ultrapassados

Surgimento de novas leis, que alterem a cultura interna da empresa

Falta de informações no endereçamento dos produtos

Crise no mercado

Para criação de plano estratégico de sucesso a análise de Swot é parte fundamental para criação do plano de transportes que será desenvolvido na próxima etapa.

Modais:  Tipos de produtos, vantagens e desvantagens

O transporte de cargas possui diferentes tipos de custos, manuseio que se baseiam na característica do produto que será transportado.

Para melhor escolha de um modal é necessário conhecer detalhadamente a carga, os custos e o trajeto.

Segundo Ballou (2001), As principais funções do transporte na Logistica estão ligadas basicamente as dimensões de tempo e lugar, ou seja, é fundamental para que o produto esteja disponivel da hora certa, no lugar certo ao menor custo possivel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (224.8 Kb)   docx (79.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com