TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Apresentando ao Curso Superior de Tecnologia de Recursos Humanos

Por:   •  27/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.385 Palavras (22 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 22

Projeto integrado II apresentando ao Curso Superior de Tecnologia de Recursos Humanos, da Universidade Metropolitana de Santos, como requisito obrigatório para conclusão do curso.

 [a]

 

 

  

PESQUISA COM RELAÇÃO OS PROCESSOS DE RECOMPENSAR E MANTER OS FUNCIONÁRIOS NA ORGANIZAÇÃO

HE/SHE RESEARCHES WITH RELATIONSHIP THE PROCESSES OF TO REWARD AND TO MAINTAIN THE EMPLOYEES IN THE ORGANIZATION

 

 

 

 

Mayre Marisa de Naday Biazotti

Graduanda em Gestão de Recursos Humanos pela

Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Analista de Departamento Pessoal, na Assessoria Contábil Colombo

Rua Clovis Roberto Janfrone, 35 Jd. São Lucas II Itápolis/SP-14900-00

E-mail: mayre_2012@hotmail.com

 

Pedro Pereira Lomar

Graduando em Gestão de Recursos Humanos pela

Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Secretario Municipal de Fazenda

Tv. Regina, 38 Apto 301 Centro Caratinga/MG

pedro_lomar@hotmail.com

 

 

Rosemari Pereira de Moura 

Graduando em Gestão de Recursos Humanos pela

Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Agente de atendimento na Teleperformance SP

email:pereirarosemari2016@bol.com.br

Av. Alexandre Mackenzie, 950 São Paulo/SP- 0532200

 

 

 

 

 

 

 

 

RESUMO[b]

O tema de valorização e motivação dos colaboradores está relacionado a vários aspectos dentro da empresa, desde a execução das funções até o reconhecimento que pode ser adquirido. É muito comum a rotatividade de funcionários nas empresas, tornando fundamental o trabalho de motivar os mesmos. Essa motivação pode ocorrer com renumerações, treinamentos, higiene, saúde e segurança, sempre pensando no bem estar do colaborador e prevenindo riscos. Dentro da organização todos devem trabalhar em equipe, pois um bom relacionamento faz com que o funcionário adquira o melhor de si. Essas funcionalidades trazem desenvolvimento profissional para o trabalhador e para a empresa.

 

 

PALAVRAS CHAVES

Motivação; Valorização; Manter pessoas; Recompensar pessoas. 

 

ABSTRACT

The theme of valorization and the collaborators' motivation is related to several aspects inside of the company, from the execution of the functions to the recognition that can be acquired. It is a lot common to employees' rotation in the companies, turning fundamental the work of motivating the same ones. That motivation can happen with renumerações, trainings, hygiene, health and safety, always thinking about the good to be of the collaborator and preventing risks. Inside of the organization all should work in team, because a good relationship does with that the employee acquires the best of itself. Those functionalities bring professional development for the worker and for the company.

 

KEYWORDS

Motivation; Valorization; To maintain  people; To reward people.

 

1. INTRODUÇÃO

 

De acordo com Chivenato (2004), a motivação apresenta uma natureza subjetiva, na medida em que o que motiva uma pessoa pode não motivar outra. Pode-se ilustrar a diferença entre motivação e estímulos externos quando se observa uma empresa que recompensa seus funcionários pelo rendimento. Em não havendo mais a recompensa, cessará ver-se-á uma redução automática nos rendimentos dos funcionários igualmente. Se, contudo, houver motivação por parte dos funcionários, cada meta atingida assinalará o desejo de buscar a satisfação de um novo objetivo, de forma crescente.

Maslow (2003) afirma que a maior contribuição da motivação no ambiente de trabalho é a relação existente entre satisfação e rendimento. O funcionário que se encontra motivado procura se melhorar cada vez mais, via de consequência, sua capacidade de produção aumenta a cada etapa atingida ou ainda, a cada objetivo alcançado.

Várias teorias foram criadas com o escopo de se buscar a compreensão dos mecanismos da motivação do ambiente de trabalho e o meio de mantê-los e assim, alcançar maior produtividade. Dentre elas, cita-se a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, a teoria X e teoria Y de McGregor, a teoria dos dois fatores de Herzberg, a teoria da expectativa de Vroom.

Assim sendo, este projeto busca apresentar as questões inerentes à motivação, os meios de recompensar funcionários e a manter os funcionários atentos a Higiene e Segurança, Medicina do Trabalho, Qualidade de Vida e Relações com Empregados e Sindicatos. A valorização de um colaborador é muito importante dentro de uma organização. É através dela que a empresa alcançara seus objetivos, essa valorização ocorre desde uma capacitação profissional até o desenvolvimento do colaborador.

 Atualmente,o ambiente dentro das empresas tem funcionários com pouca produtividade. Esse problema ocorre, muitas vezes, por falta de motivação dos gestores para com os funcionários. O tema de valorização e motivação dos colaboradores está relacionado a vários aspectos dentro da empresa, desde a execução das funções até o reconhecimento que pode ser adquirido. O setor de recursos humanos, geralmente é o responsável por agregar, recompensar e manter os funcionários na organização. (GIL,2010 apud NISGOSKI, 2012 p.17).De maneira a atrair e acompanhar o seu processo dentro da organização, treinando e capacitando buscando desenvolvimento pessoal e aumento de produtividade.

 O reconhecimento está além de ganhar apenas um salário, ser remunerado já não é mais um aspecto apenas financeiro. Buscamos  o reconhecimento e significado para nossa vida seja pessoal ou profissional e a transformação global nos impulsionou a desejar muito mais do que receber só  pelo nosso trabalho.(COLELLA, MILLER, HITT, 2007 apud ANTUNES, STEFANO, BERLATO, 2013 p. 04).

 

 

 

Para  mim viver é estar continuamente motivado .O  significado da vida não é simplesmente existir ,sobreviver,mais sim crescer alcançar e conquistar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com