TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar Administração UNIP

Por:   •  12/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.157 Palavras (17 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

RAMIRO HENRIQUE TARDIOLI - R.A. 1612898

BANCO DO BRASIL S.A.

PIM VIII

São Paulo/SP

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

Ramiro Henrique Tardioli - R.A. 1612898

BANCO DO BRASIL S.A.

PIM VIII

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientadores:

Antonio Manuel Marques Matias

Mauro Mario de Souza

Fernanda de Castro Leite

Fábio Santos

São Paulo/SP

2017

RESUMO

As disciplinas Planejamento Estratégico, Planejamento Urbano e Ambiental e Licitações e Contratos Públicos, analisadas sob o foco da gestão do Banco do Brasil, são o objeto de estudo do presente Projeto Integrado Disciplinar, que tem por objetivo evidenciar as diversas abordagens das disciplinas em questão nas ações administrativas da instituição. Para a elaborações do estudo, foram utilizados os métodos de pesquisa de campo nas agências do banco, pesquisas em sites e consulta bibliográfica.

Palavras chave: Planejamento Estratégico, Planejamento Urbano e Ambiental, Licitações e Contratos Públicos, Banco do Brasil.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO....................................................................................................... 04 2.CAPÍTULO 1 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO............................................. 05 2.1. UMA VISÃO SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES............................................. 07 2.2. A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE SWOT............................................................. 08 3.CAPÍTULO 2 – PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL.............................. 09 3.1 O BANCO DO BRASIL E A GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS................ 11 4.CAPÍTULO 3 – LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS.................................. 12 4.1 AS PECULIARIDADES DAS LICITAÇÕES NO BANCO DO BRASIL................ 14 5.CONCLUSÃO........................................................................................................ 17 6.REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 18

1. INTRODUÇÃO

Participante da Administração Indireta do Brasil e constituído sob sociedade de economia mista, o Banco do Brasil é a instituição financeira mais antiga do país, sendo fundado pelo príncipe-regente Dom João de Bragança, o futuro Rei Dom João VI de Portugal. Contando hoje com mais de 200 anos de história, o banco é presidido, desde maio de 2016, por Paulo Caffarelli.

Possuindo 4.877 agências e aproximadamente 100 mil funcionários, o banco atua no Brasil e no exterior com vários pontos de autoatendimento físicos e tem expandindo rapidamente sua atuação de forma digital, oferecendo cada vez mais serviços e produtos via celular e internet, o que vem acarretando na transferência da plataforma física para a virtual, aumentando a cada dia o número de escritórios digitais.

O estudo das maneiras que o banco usa para fazer seu Planejamento Estratégico é crucial para o desenvolvimento deste trabalho, que entrelaça além dessa, as disciplinas Planejamento Urbano e Ambiental, Licitações e Contratos Públicos às várias atividades desenvolvidas pela entidade e suas formas de gestão e implementação, a fim de garantir o sucesso de seu planejamento.

2. CAPÍTULO 1 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O ser humano vem conquistando, na evolução de sua história, cada vez mais métodos e formas de se organizar, aprimorando suas tecnologias e procedimentos. Conforme sua capacidade de criação e raciocínio foram evoluindo, o homem pôde se organizar melhor para o planejamento de suas atividades, definindo objetivos e racionalizando os processos para o atingimento desses.

O planejamento foi ganhando qualidades com o tempo, saindo da Idade Média com poucos avanços, e ganhando uma sistematização com a era Moderna. O método passou a fazer parte da evolução dos processos que devem ter uma cadeia lógica e produtiva, seguindo uma ordem de progressão.

Com a estratégia sendo incorporada ao planejamento, o ser humano começou a idealizar realizações a longo prazo, definindo objetivos e metas a serem alcançadas, tal pensamento ganha forma e torna-se parte da evolução da Administração, que ao inovar com uma Administração por Objetivos, racionaliza todo um processo administrativo.

Temos abaixo uma imagem ilustrativa sobre as funções do processo administrativo neoclássico:

Imagem 1: Funções do processo administrativo neoclássico.

Fonte: https://admparaconcursos.wordpress.com/2015/07/05/funcoes-da-administracao/. Aces-sado em 04/10/2017.

O planejamento estratégico visa o longo prazo, mas somente pode ser posto em prática com a elaboração do planejamento tático e operacional que, assim como o estratégico, sofrem com a influência do processo administrativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com