TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM II Pepsico

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP

Universidade Paulista

Michael Santana

               D5259A2

Marcio de Araújo

D7426E4

Jeferson Moreira

D736140

Michel Henrique

D765680

Lilian da Rocha

D7647A2

Thiago Monteiro

D84FAE1

 

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM II

Pepsico

Sorocaba

2018

RESUMO

A CPFL atua na geração e comercialização de energia e de serviços de manutenção da distribuição de energia para seus consumidores. Os investimentos e estratégicas são feitas através de um sistema de planejamento energético e do sistema de aprovação da operação de compra e venda de energia. Os investimentos da CPFL energia em 2016 totalizaram cerca de R$2,28 bilhões comparados com os anos anteriores e os lucros líquidos atinge R$ 879 milhões, onde tiveram um aumento de 0,4% em 2016. Os preços e tarifas que são cobrados dos consumidores são feitas pela composição da tarifa com os impostos (ICMS e PIS/COFINS) somados geram um valor a ser cobrados pelo uso da energia elétrica mensal, em 2015 foi vigorado o valor através de bandeiras tarifarias onde as cores verde, amarelo e vermelho indicam qual será a tarifa cobrada. Em relação aos recursos de materiais a CPFL tem um consumo responsável (energia com a sustentabilidade). O reaproveitamento contribui para a redução de custos e do consumo de recursos materiais e permite a rastreabilidade dos materiais recuperados, cerca de 120 toneladas/mês de materiais são enviadas para reciclagem ou reutilização.

Palavras-chave: Energia; Estrategia; Sustentabilidade;

1 INTRODUCÃO

Este projeto multidisciplinar tem como tema a gestão da qualidade e como referência de estudo a empresa PEPSICO.

O objetivo desta pesquisa é inserir o discente nas práticas empresariais modernas que norteiam a gestão da qualidade.

A relevância desta pesquisa, se deve integração entre as disciplinas do semestre e a prática na organização em estudo, com base nas teorias desenvolvida no decorrer do periodo letivo. Ainda como objetivo multidisciplinar, e com base na disciplina especifica ferramentas da qualidade, a proposta de uma solução e ou melhoria em um problema identificado na empresa em estudo.

Esta pesquisa está contextualizada em um birefing sobre a organização em estudo, seguido das análises gerenciais sobre a aplicação dos fundamentos da qualidade, contabilidade, estatística, gestão de processos e por fim como a empresa trata as relações interpessoais.


  1. PEPSICO
  1. Denominação e Forma de Constituição

A empresa pesquisada tem como razão social PEPSICO DO BRASIL LTDA., de nome fantasia PEPSICO. A multinacional PEPSICO existe em quase todos os países do mundo capitalista, incluindo alguns países socialistas e comunistas. No Brasil, a PepsiCo conta com 19 plantas estrategicamente localizadas em todo o território nacional, mais de 100 filiais de vendas.

  1. Ramo de Atuação e Principais Mercados (Nacional e Internacional)

A PEPSICO uma empresa transnacional estadunidense de alimentos, lanches e bebidas com sede em Purchase, Nova York. A PepsiCo tem interesse na fabricação, comercialização e distribuição de lanches à base de grãos, bebidas e outros produtos. A PepsiCo foi formada em 1965 com a fusão da Pepsi-Cola Company e da Frito-Lay, Inc. Desde então, a empresa expandiu seu produto homônimo Pepsi para uma gama mais ampla de marcas de alimentos e bebidas, incluindo a aquisição da Tropicana Products em 1998 e da Quaker Oats em 2001, que adicionou a marca Gatorade à sua carteira de produtos.

Em 26 de janeiro de 2012, 22 das marcas da PepsiCo geraram vendas no varejo de mais de 1 bilhão de dólares cada e os produtos da empresa foram distribuídos em mais de 200 países, resultando em receita líquida anual de 43,3 bilhões de dólares. Com base na receita líquida, a PepsiCo é o segundo maior negócio de alimentos e bebidas do mundo. Dentro da América do Norte, a PepsiCo é a maior empresa do ramo de alimentos e bebidas por receita líquida.

  1. Principais Produtos (serviços)

Seus principais produtos são a bebida homônima à sua empresa, Pepsi, o repositor Gatorade e os salgados Elma Chips. A PepsiCo está entre as cinquenta maiores empresas do mundo e no Brasil alguns de seus produtos são distribuídos pela Ambev.

Em novembro de 2011 o grupo comprou, em sua totalidade, as indústrias de biscoito da Mabel, com a intenção de reforçar o portfólio de produtos do conglomerado americano no Brasil. A empresa dispõem de Marcas como, Mountain Dew, Pepsi-Cola, Gatorade, Lipton Ice Tea, Toddy, Toddynho, Quaker, Elma Chips, Cheetos, H2OH!, Lucky, Trop Coco, Kero Coco, Frutzzz, Biscoitos Mabel, Doritos entre outras.

  1. Composição da Força de Trabalho

No total, a companhia conta com 16 plantas e mais de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de cerca de 14 mil funcionários que já elegeram a empresa por 13 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI ®, H2OH! ®, HELLO BY H2OH! ™, GATORADE ® E LIPTON ® aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.


  1. ANALISE E PRÁTICA DE GESTÃO EMPRESARIAL
  1. Fundamentos da Qualidade

  1. Contabilidade

  1.  Estatística Aplicada

A CPFL Energia foi uma das primeiras empresas do setor elétrico brasileiro a criar uma estrutura com sistemas capazes de centralizar e automatizar o comando da operação de distribuidoras e áreas de concessão, em 1976. De acordo com Guth, "o centro teve um caráter muito inovador desde a sua concepção. Todo o aparato foi criado pelos profissionais da empresa, desde os softwares até a rede de comunicação de dados. Esse processo de inovação produziu uma tecnologia que não existia no mercado na época", pontua.                                                                         Com o avanço dos sistemas de tecnologia da informação ao longo das décadas, o COS também foi se modernizando, contribuindo para que as distribuidoras do Grupo CPFL Energia alcançassem os melhores indicadores de fornecimento de energia do setor elétrico brasileiro. Ao longo dos anos, o processo operacional foi se sofisticando, e novas ferramentas surgiram permitindo a interface em tempo real com o sistema elétrico.                Atualmente, o COS controla 383 subestações próprias do Grupo, acompanha outras 217 subestações de terceiros e opera 7,8 mil quilômetros de linhas de transmissão, além de monitorar todas as demais conexões (clientes e linhas de terceiros) com o sistema elétrico das distribuidoras de São Paulo. Todo este sistema é supervisionado por 22 operadores, que possuem um nível elevado de experiência e certificação da Fundação Coge.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (193.2 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com