TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM VI

Por:   •  5/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

FÁBIO DIVINO DA CONCEIÇÃO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM VI

Cuiabá 2022

FÁBIO DIVINO DA CONCEIÇÃO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM VI

Relatório Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado à Universidade Paulista – UNIP, como requisito parcial para conclusão do Curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho.

Cuiabá 2022

RESUMO

O trabalho trata-se de um relatório do Projeto Integrado Multidisciplinar VI – PIM VI, realizado na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, na Empresa Arena Food Park referente as disciplinas de Prevenção e Combate a Incêndios e Explosão; Políticas e Programas de Segurança; Administração de Sistemas de Segurança do Trabalho. Portanto, o trabalho tem como objetivo apresentar os procedimentos da Prevenção e Combate a Incêndios e Explosão; Políticas e Programas de Segurança; Administração de Sistemas de Segurança do Trabalho da empresa Arena Food Park, e a sua importância para o desenvolvimento da empresa. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica. Demonstrando como é necessário ter conhecimento sobre elementos dessas disciplinas para o bom andamento da empresa, pois a organização empresarial para ter uma gestão de qualidade necessita prevenir e atuar com vistas a prevenção de possíveis acontecimentos ou imprevistos no ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Segurança. Incêndios. Administração.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. PREVENÇÃO E COMBATE ANINCÊNDIOS E EXPLOSÃO        6
  3. POLÍTICAS E PROGRAMAS DE SEGURANÇA        7
  4. ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO        8
  5. CONCLUSÃO        9
  6. REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

O trabalho teve como objeto de estudo a verificação da aplicação dos fundamentos de Prevenção e Combate a Incêndios e Explosão; Políticas e Programas de Segurança; Administração de Sistemas de Segurança do Trabalho. O objetivo foi apresentar quais os procedimentos da Prevenção e Combate a Incêndios e Explosão; Políticas e Programas de Segurança; Administração de Sistemas de Segurança do Trabalho, nos ambientes internos de uma empresa.

O estudo de caso foi realizado na empresa Arena Food Park em Cuiabá, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica. O desenvolvimento da pesquisa apresentou a real situação da empresa no mercado, os seus valores e a sua missão.

Considerando que a administração de uma empresa deve ser baseada na prevenção e combate a incêndios e explosão; políticas e programas de segurança; administração de sistemas de segurança do trabalho. Deste modo, conhecer como acontecem tais práticas e a sua importância para o crescimento empresarial é prática relevante para o bom desenvolvimento da empresa.

Portanto, a Empresa Arena Food Park é uma empresa que tem 5 anos no mercado de trabalho, tendo como característica principal a oferta de trabalho no ramo alimentício e de entretenimento. Procura proporcionar um trabalho de excelência para a cidade de Cuiabá, com respeito a sua clientela e aos seus colaboradores.

Os gestores de uma empresa precisam basear as suas ações com vistas a promover cuidados com os seus colaboradores e clientela, item essencial para o crescimento, sendo necessário destacar certas responsabilidades como atitudes que previnam e combatam incêndios e explosões no ambiente de trabalho; implantação de políticas e programas de segurança, e administrar os sistemas de segurança do trabalho.

Conclui-se que a gestão empresarial pode ser melhorada com o uso de técnicas adequadas, procedimentos precisos, que podem ser adquiridos relacionando teoria e prática, tendo como produtivo final o crescimento e a qualidade empresarial, assim como a prevenção e segurança para todos os componentes.

  1. PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS E EXPLOSÃO

São inúmeros os riscos de acidentes determinados por exposição a materiais inflamáveis ou explosivos, tais como queimaduras, lesões, incêndios e explosões. Portanto, a maioria dos casos tem como motivo principal a imperícia, descuido e imprudência; assim é necessário que no ambiente de trabalho, todos os colaboradores recebam instruções sobre as normas de segurança do trabalho e treinamentos práticos de como lidar nessa ocasião (COSTALONGA; FINAZZI; GONÇALVES, 2010).

As medidas de proteção necessárias ao combate à incêndio, adotadas no ambiente de trabalho, segundo Costalonga, Finazzi, Gonçalves (2010), devem estar baseadas nas legislações de segurança, sendo elas: a aquisição de extintores de incêndio; para-raios; saídas de emergência, com identificação e fácil acesso; sinalização adequada dos itens, de piso e parede; iluminação de emergência, instalação de sistema de sprinklers1, entre outras medidas para proteção coletiva.

Segundo Junior (2008), é indispensável que as empresas que trabalhem com uso de líquidos inflamáveis e combustivos tenham incluso em sua organização um plano de atendimento a emergências, assim como o dimensionamento das distâncias das zonas de atuação: quente, fria ou morna.

A Empresa Arena Food Park atua no ramo alimentício e de entretenimento, conta com 30 colaboradores e dois gestores sócios, possui em seu ambiente 7 contêineres que comercializam alimentos, um parque infantil e um salão de festas com capacidade para 120 pessoas.

Os empresários responsáveis pela Arena Food Park sabem e agem com compromisso e responsabilidade com os seus colaboradores e clientes, agenciam que os seus colaboradores utilizem os Equipamentos de Proteção Individual – EPI de forma adequada, assim como o uso de uniforme, vestimentas adequadas e calçados, para promover proteção de ruídos, contato com substâncias químicas (calor) ou outros agentes nocivos ao trabalho empresarial.

No começo do ano de 2022, a empresa realizou treinamento com o corpo de bombeiros da cidade, a fim de ensinar os seus colaboradores a utilizarem os[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com