TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.601 Palavras (23 Páginas)  •  1.740 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Plano de Negócios Casa do Sabor

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI

 

Goiania

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Plano de Negócios Casa do Sabor

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI

Cláudia Laurinda Alves- RA: 1429387

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM - apresentado como requisito de avaliação Semestral do Curso Superior de Tecnologia de Processos Gerenciais - UNIP

Orientador: Ângela Maria Pizzo

GOIÂNIA/ GOIÁS

2016


SUMÁRIO

SUMÁRIO EXECUTIVO        

1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA        

2 DESCRIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS        

3 ANÁLISE DE MERCADO E CONCORRÊNCIA        

4 ANÁLISE ESTRATÉGICA        

4.1 Missão        

4.2 Visão        

4.3 Valores        

5 PLANO DE MARKETING        

5.1 Pesquisa de Mercado        

6 PLANO DE RECURSOS HUMANOS        

7 PLANO FINANCEIRO        

8 SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO        

9 ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



SUMÁRIO EXECUTIVO

O Plano de negócios é uma ferramenta muito importante para a criação de um novo empreendimento principalmente no momento em que o país vive uma crise econômica. O suporte do plano de negócios está vinculado às informações sobre empreendedorismo, plano empresarial, assim como o plano de marketing, o plano de recursos humanos e planejamento financeiro.

A Empresa Casa do Sabor foi fundada em 2008 pelos sócios Gilberto Rocha Freitas e Camila Rodrigues Freitas, a marca fornecia apenas pão de queijo, mas diante do aumento da demanda por outros alimentos derivados do queijo, os empresários tiveram que expandir para novos produtos.

Após três anos de mercado, passou a contar com nova sede no Jardim Santo Antônio, em Goiânia (GO), com área total 10 vezes maior que a primeira sede. Um investimento essencial, que somado à frota própria para entrega e consultoria ao cliente, garante qualidade.

Agora os sócios querem expandir os negócios abrindo uma cafeteria de alto padrão em local nobre de Goiânia, sendo assim o objetivo desse plano de negócios aproveitando o grande aumento de consumo de café e a procura de lugares estilo gourmet.

Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (Abic), os consumidores estão buscando cafés de melhor qualidade e lugares fora de casa que sejam agradáveis, ou seja, os cafés gourmet estão em alta em decorrência de o maior poder aquisitivo e maior conhecimento vivenciado pelos brasileiros durante as viagens.

Diferente de uma padaria, a cafeteria tornou-se um espaço de convívio social, de lazer, ou até mesmo de negócios. Entre os frequentadores de cafeterias, a maioria pertence a um nível sociocultural e econômico médio e alto (Sebrae 2014).

Os produtos vendidos de fabricação própria e de terceiros, o próprio espaço, serviços e atendimento disponíveis são os pontos chaves para a definição do público alvo da cafeteria.

1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Casa do Sabor surgiu oficialmente em 05 de março de 1993, inicialmente na cidade de Goiânia, em Goiás, incialmente trabalhando somente com pão de queijo. Ao logo do tempo os sócios viram a oportunidade de crescimento, aumentando o mix da empresa, ou seja, o pão de queijo não era mais a única forma de lucro, passou a ter biscoito de queijo, chipa e palito de queijo.

Os sócios proprietários para aumentar a lucratividade estão com um projeto de abertura de uma cafeteira, ou melhor dizendo, um espaço gourmet, pois é uma área que está crescendo atualmente e Goiânia ainda possuem poucos espaços nesse gênero.

A empresa Casa do Sabor tem a pretensão de fazer algo diferenciado em relação as outras cafeterias para ser atrativa ao seu publico, como por exemplo o planejamento dos moveis para que seja confortável e moderno, o atendimento ao cliente seja de boa qualidade e ágil, o cardápio com variedades de produtos com ou sem restrições alimentares, como glúten e lactose, e também o espaço físico seja agradável e moderno com som ambiente, wi-fi , revistas e jornais, para que sintam relaxados e confortáveis.

A definição de cafeteria é um estabelecimento de gênero alimentício e atividades de manipulação de alimentos de acordo com a Resolução RDC Nº: 216 de 15/09/2004. Essa resolução é responsável realize um curso de capacitação nos seguintes segmentos: Contaminação dos Alimentos; Doenças transmitidas por alimentos; Manipulação e procedimentos, Higiene dos Alimentos e Boas Práticas.

O proprietário ou o funcionário capacitado do estabelecimento terão a responsabilidade pelo treinamento e manutenção das Boas Práticas de Fabricação e Manipulação. Conforme as normas estabelecidas pela Portaria da Vigilância Sanitária do Estado para condições mínimas de abertura de uma cafeteria.

[pic 1]

[pic 2]

Diretor

A empresa de sociedade limitada, que possui dois sócios administradores que trabalha com atividades alimentícias. Para a formação do capital social a sócios terão 50% para o investimento do estabelecimento.  Os sócios também tem a  responsabilidade restrita ao valor do capital social, porém respondem solidariamente pela integralização da totalidade do capital.

A função do sócio administrador é que desempenha funções dentro da empresa e é responsável pela administração. Recebe pró-labore, assina e responde legalmente pela Pessoa Jurídica (empresa), ou seja, como a empresa há dois sócios administradores, as responsabilidades jurídicas também são para os dois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (907.7 Kb)   docx (342.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com