TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integração Multidisciplinar Americanas

Por:   •  16/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.189 Palavras (17 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTEGRAÇÃO MULTIDISCIPLINAR (PIM) I AMERICANAS

São Paulo 2023

1

 

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTEGRAÇÃO MULTIDISCIPLINAR (PIM) I AMERICANAS

Autoras:

Karine Simões de Oliveira

Sthefanny Jesus de Oliveira Andressa da Silva Santos Rayane da Concição Santos Giovana Gil Malavazi Victória Tarcila Rosa Baia

RA: 2309036 RA: 2303600 RA: 2319021 RA: 2300012 RA: 2313590

RA: 2308451

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) I apresentado à Universidade Paulista-UNIP, para avaliação do 1o semestre do Curso de Gestão de Recursos Humanos.

São Paulo 2023

2

 

RESUMO

Para desenvolver o projeto integrado multidisciplinar (PIM) I optamos pela empresa Americanas S.A, é uma organização que atua no ramo do varejo e possui algumas das maiores e mais populares marcas da Internet, são elas: (Americanas.com, Submarino, Shoptime e SouBarato), foi fundada em 1929 na cidade de Niterói localizada no estado Rio de Janeiro. Em 31 de dezembro de 2016, Americanas.com registrou aproximadamente 130 milhões de tráfego mensal de visitantes, e os downloads de aplicativos móveis no período de doze meses encerrado em 31 de dezembro de 2016 foram de 5,6 milhões, um aumento de 105% em comparação ao ano anterior. A empresa possui maior capacidade de compras para fornecedores, o que se reflete em condições mais favoráveis para os consumidores.

3

 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................06 2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO......................................................... 07 2.1 PRINCIPAIS CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO.........................................07 2.2 TAREFA................................................................................................................07 2.3 ESTRUTURA........................................................................................................08 2.4 PESSOAS..............................................................................................................08 2.5 AMBIENTE...........................................................................................................09 2.6 COMPETITIVIDADE..........................................................................................10 2.7. PROCESSO DA ORGANIZAÇÃO AMERICANAS.........................................10 2.7.1. Práticas de gestão utilizadas pela Americanas...................................................10 2.7.2. Forma de realização dos processos....................................................................10 2.7.3. Impacto para o público interno e externo..........................................................10 2.7.4. Modelos de liderança utilizados........................................................................10 2.8. ASPÉCTOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO AMERICANAS................11 2.8.1. Como funciona a gestão de produtos e organização na Americanas.................11 3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIA........................................................................11 3.1 COMUNICAÇÃO INTERNA..............................................................................12 3.2 COMUNICAÇÃO EXTERNA............................................................................12 3.3 ENGAJAMENTO..................................................................................................13 4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA...........................................................................13 4.1 HARDWARE.........................................................................................................13 4.2 SOFTWARE...........................................................................................................14 4.3 PROTEÇÃO DE DADOS......................................................................................15 4.4 PROCESSO TECNOLÓGICO AMERICANAS...................................................15 4.5 DADOS TECNOLÓGICOS AMERICANAS.......................................................15

4

 

4.6 FERRAMENTAS OPERACIONAIS....................................................................16 4.7 PROBLEMAS........................................................................................................17 4.8 PONTOS FORTES E FRACOS EM RELAÇÃO AOS CONCORRENTES

E AO CENÁRIO..........................................................................................................17 4.9 PROPOSTAS DE MELHORIA............................................................................17 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................18 6. REFERÊNCIAS ......................................................................................................19

5

 

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho sintetiza o Projeto Multidisciplinar I, que visa colocar em prática nossos fundamentos teóricos, pesquisados até o presente momento do curso, para que possamos nos desenvolver futuramente e aplicar os conhecimentos à gestão futura. Através deste projeto utilizaremos a seguinte formação teórica: fundamentos da administração, comunicação empresarial e informática. Através do conteúdo da pesquisa, investigaremos uma das maiores empresas varejistas do Brasil; Lojas Americanas S/A. Este trabalho busca descrever as características de uma organização, em relação aos seus funcionários e administração geral.

Por isso, a intenção deste trabalho é analisar a estrutura administrativa da empresa Americanas, tendo como base as disciplinas estudadas neste primeiro semestre de curso, como: Fundamentos da administração onde vamos apontar as estratégias administrativa da empresa entre outros. Dessa forma, a comunicação empresarial onde irão ser apontadas as principais formas de comunicação interna e externa, com clientes e colaboradores da empresa estudada. E técnicas de informática, onde irão ser abordados os sistemas e os possíveis problemas da empresa.

Precisamos entender que cada empresa deve ter muito bem definida as suas prioridades, quais são as atividades que serão executadas, baseadas nos fundamentos da administração geral usadas pelas organizações. Uma forma de compreender melhor quais são as prioridades de uma organização é entendendo melhor o mercado de atuação, seus concorrentes, o cenário global e os fatores que levam os clientes a tomarem decisões de compras a seu favor.

Uma empresa de sucesso tem processos muito bem definidos, que direcionam a organização para o objetivo a serem alcançados, por isso esses processos são definidos através de soluções para a sociedade, fechando uma lacuna deixada pelo mercado, onde a organização percebe a oportunidade e oferece produtos ou serviços totalmente direcionados ao público que deseja conquistar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com