TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar - Ambiente Financeiro

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.903 Palavras (16 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]



RESUMO

          Este trabalho irá tratar da área financeira da empresa Casarini Equipamentos Industriais, que desenvolve atividades profissionais de caldeiraria, no ramo da metalurgia, e busca descrever e analisar sua história, especialidades, estrutura hierárquica, produtos e fornecedores. Com o objetivo de apresentar temas congruentes ao ambiente financeiro, analisando demonstrativos financeiros, indicadores de liquidez e orçamento organizacional, criando um elo entre conceito e aprendizado dos conhecimentos acadêmicos.

Palavra(s) chave: ambiente financeiro, análise financeira, orçamentos, liquidez, demonstrativos financeiros, balanço.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        4

3        DESCRIÇÃO DA ÁREA FINANCEIRA        7

4        DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS        11

5        ORÇAMENTO EMPRESARIAL        16

6        ANÁLISE DO ORÇAMENTO        18

7        CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20

  1. INTRODUÇÃO

A área financeira, os processos e desafios de uma empresa atuante no setor de caldeiraria serão objetos de análise deste projeto, por intermédio das práticas da disciplina do curso de Administração.

Na pesquisa, a metodologia utilizada foi a teórica/exploratória, valendo-se de fontes confiáveis, enriquecendo assim o trabalho com dados pertinentes sobre a empresa pesquisada.

Iremos destacar no projeto a análise do ambiente financeiro da empresa Casarini Equipamentos Industriais, de pequeno porte que atua no ramo de caldeiraria industrial. Daremos ênfase para esta importante área, fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa. Associada a um criterioso planejamento, torna possível aprovisionar obrigações assumidas junto a clientes, acionistas, funcionários, fornecedores e sociedade.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Casarini Equipamentos Industriais Ltda, é uma empresa de pequeno porte que realiza atividades no setor de caldeiraria industrial, que faz parte da metalurgia.  Ela produz peças soldadas e estruturas metálicas, utilizadas como base para montagem de diversos equipamentos e atende várias áreas da indústria como, por exemplo; petroquímicas, empresas de óleo e gás, siderúrgicas, setor naval, eólico, hospitalar, entre outras.

HISTÓRICO

 

Fundada na década de 1970, pela quarta geração da família de imigrantes italianos, iniciou suas atividades em 1918 aqui no Brasil.

Operante no setor de caldeiraria, desde 1971, a Casarini foi expandindo-se gradativamente, contribuindo com diversos setores da indústria e fidelizando clientes. No final da década de 1990, a empresa inaugurou uma nova fábrica. Com a crescente demanda, inaugurou no final dos anos 2000 outra unidade, onde hoje se localiza sua área fabril e administrativa. No ano de 2010, legitimou seu processo administrativo e produtivo, adotando um sistema de gestão de qualidade (ISO 9001), sendo auditada algumas vezes para manter um padrão excelente de qualidade aos seus clientes e uma estrutura confiável para seus sócios, funcionários, clientes e fornecedores. Em 2015 obteve a certificação DRS Petrobras, que é o registro de fornecedores de materiais e serviços junto a Petrobras, relevante no ramo industrial de caldeiraria, consolidando o objetivo constante pela qualidade.

Atualmente, a sede própria da Casarini conta com uma estrutura de aproximadamente 10.000m² de área, com grande variedade de máquinas para realização de diversos serviços de caldeiraria e compleição de metais.


MISSÃO, VISÃO E VALORES

O empreendedorismo, a inovação, o investimento em qualidade, o incentivo em seus colaboradores, o reconhecimento, a ética, a confiança, o respeito e a transparência são os valores que a Casarini preza e acredita para alcançar todos os seus objetivos. Sua visão está baseada em construir uma empresa com pessoas, produtos e serviços competitivos, sempre buscando a excelência no que realizam e tem como missão a busca pela alta qualidade, preços competitivos e agilidade no atendimento de seus clientes.

ATUAÇÃO DA EMPRESA 

Atuante no setor de caldeiraria industrial, a Casarini, faz parte da metalurgia produzindo produtos e prestando serviços diversos, entre eles a soldagem, a calandragem, a conformação de metal, o corte e dobra e fabricação de estruturas que atende vários setores da indústria.

PORTE DA EMPRESA 

A Casarini é uma empresa de pequeno porte, limitada e possui uma filial. É composta juridicamente por sócios com cotas de responsabilidade limitada. Conforme Megliorini (2009) “este tipo de sociedade, o capital estabelecido em contrato social, é representado por cotas e cada sócio é diretamente responsável pela integralização das suas e, indiretamente, pela integralização das cotas dos outros sócios”.

Segundo GITMAN (2003)


“Uma sociedade limitada consiste em dois ou mais donos que fazem negócios juntos, visando a obtenção de lucros. A maioria das sociedades é estabelecida por um contrato escrito, conhecido como Contrato Social. Em uma sociedade limitada (ou regular), todos os sócios têm responsabilidade ilimitada, e cada sócio é responsável por todas as dívidas da sociedade”.

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS

Em seu quadro, conta com 49 colaboradores e suas equipes são formadas por engenheiros, projetistas, orçamentistas, soldadores, caldeireiros, prensistas, gestores da qualidade, gestores administrativos e financeiros, distribuídos entre matriz e filial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (296.7 Kb)   docx (145.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com