TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar de Ambiente Financeiro

Por:   •  21/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.065 Palavras (13 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

MICHELE CHARLEAUX

RGM 16840071

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE FINANCEIRO - 2016

SÃO PAULO – SP

2016

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

MICHELE CHARLEAUX

RGM 16840071

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE FINANCEIRO - 2016

Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - ambiente financeiro - 2016, sob a orientação do Professor Tutor Márcio Francisco.

SÃO PAULO – SP

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Empresa 5

2.1.1 Dados oficiais 6

2.1.2 Estrutura 6

2.1.3 Departamento Financeiro 7

3 DEMONSTRATIVO FINANCEIRO 8

3.1 Administração Financeira 8

3.2 Balanço Patrimonial 9

3.3 Demonstração de Resultado do Exercício 10

3.4 Análise Vertical e Horizontal 11/12

3.5 Índice de Liquidez 13

3.5.1 Índice de liquidez corrente 13

3.5.2 índice de liquidez seca 14

3.5.3 Índice de liquidez geral 14

3.5.4 Índice de liquidez imediata 15

3.5.5 Índice de endividamento 16

CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO

O projeto tem como objetivo o estudo das rotinas organizacionais financeiras desenvolvidas dentro de uma empresa, objetivando a prática das disciplinas do Curso de Administração estudadas até o momento.

A metodologia empregada neste projeto foi a pesquisa de campo. Através de perguntas específicas feitas, tanto à funcionários quanto ao próprio dono da empresa, foi possível a obtenção dos dados necessários para a realização deste projeto.

A empresa escolhida para desenvolver as teorias foi a TADIOTO INDÚSTRIA E COMERCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA, empresa de pequeno porte, e de capital fechado.

Por ser de capital fechado todas as informações obtidas neste projeto foram fornecidas pela própria empresa.

Neste projeto foram analisados os processos e a sistemática do setor Financeiro da empresa Tadioto, tendo como base os conceitos estudados.

DESENVOLVIMENTO

Empresa

No ano de 1978 o Topógrafo José Carlos Donizette dos Santos, atual proprietário, deu o primeiro passo para a criação da empresa.

Em suas medições, clientes solicitavam que também pudessem cercar seus terrenos, surgindo então à necessidade de mourões de qualidade e a ideia de fabricação própria. Pois o Sr. José Carlos não ficou apenas na ideia, com um grande terreno que tinha na época, com enormes plantações, onde hoje é a Tadioto, resolveu fazer um pequeno barraquinho onde começou a fabricar seus próprios mourões e os colocando à venda.

Passado algum tempo, um vizinho lhe perguntou se alem dos mourões, também fabricava blocos, nessa mesma época, com uma construção em andamento, necessitava também de blocos de qualidade, e com muita dificuldade de encontrar, resolveu ampliar seu negocio, comprou uma betoneira e começou a fabricar seus próprios blocos, com um custo alto, mais alto do que a concorrência, porém com materiais de qualidade fazendo assim um diferencial no mercado.

Focando sempre na qualidade de seus materiais, a Tadioto conseguiu atrair uma clientela focado nesse mesmo aspecto. Com o crescimento do negócio percebeu-se também uma nova oportunidade de expansão, decidiu-se então fabricar canaletas e meio bloco.

Foi então, que em 20 de Junho de 1989, na rodovia Oswaldo Cruz, número 1930, na cidade de Ubatuba, foi fundada a empresa TADIOTO INDUSTRIA E COMERCIO DE MATERIAS PARA CONSTRUÇÃO, atuando única e exclusivamente no ramo da construção civil.

Hoje com 27 anos, a empresa conta com uma extensa lista de mais de 500 clientes ativos, entre estes, pessoas físicas e jurídicas e uma infraestrutura, que proporciona ao cliente agilidade, qualidade e uma grande variedade de produtos a pronta entrega, do básico ao acabamento.

2.1.1 Dados oficiais

Razão Social: Tadioto Indust. e Com. de Materiais para Construção Ltda - Epp

CNPJ: 60.692.860/0001-65

Data de abertura: 20/06/1989

Endereço: Rodovia Oswaldo Cruz, 1930 Mato dentro - Ubatuba/SP

Atividade econômica principal: Fabricação de outros artefatos e produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes.

Atividade econômica secundaria: Comércio varejista de materiais de construção em geral.

2.1.2 Estrutura

Empresa considerada de Pequeno porte, conta hoje com um quadro de 25 funcionários, distribuídos em departamentos básicos e essenciais, sendo eles: Departamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com