TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Socioambiental Varga Serviços

Por:   •  29/8/2017  •  Monografia  •  5.649 Palavras (23 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH

Bárbara Angélica Mendes

Breno Quick

Bruno José Nascimento Gomes

Helbert Moreira Lage

Luiz Felipe Pereira Linces

Matheus Gonçalves

Projeto Socioambiental

Varga Serviços

Belo Horizonte

2013


Bárbara Angélica Mendes

Breno Quick

Bruno José Nascimento Gomes

Helbert Moreira Lage

Luiz Felipe Pereira Linces

Matheus Gonçalves

Projeto Socioambiental

Varga Serviços

Trabalho Interdisciplinar de Graduação do 6º. Módulo de Administração apresentado como requisito para aprovação no Trabalho Interdisciplinar de Graduação – TIG.

Professora: Natália Dias Andrade

Belo Horizonte

2013

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................4
  2. OBJETIVO.......................................................................................................6
  1. Objetivos específicos...............................................................................6
  2. Objetivos específicos...............................................................................6
  1. JUSTIFICATIVA.............................................................................................7
  2. PROPOSTA DO PROJETO...........................................................................9
  3. MARKETING..................................................................................................13
  4. GESTÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA.....................................................23
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................25


  1. INTRODUÇÃO

Estratégias de sustentabilidade estão se tornando cada vez mais uma condição para a competitividade de empresas globais, neste contexto o projeto consiste na criação de um projeto socioambiental que seja realizado, com a finalidade de inserir as empresas neste novo momento do mercado.

O tema como gestão socioambiental tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade, cobrando de empresas, governos e cidadãos uma mudança de postura, frente à relação do homem com o meio onde vive e com o meio ambiente. A empresa escolhida para o projeto foi a Varga Serviços, que é uma empresa voltada à reparação automotiva especializado em vários serviços mecânicos e automotivos, retifica de motores, embreagem mecânica e hidráulica, suspensão, freios, ignição, injeção eletrônica entre outros.

O segmento e negócio da empresa é a prestação de serviços, ou seja, a realização de trabalho contratados por terceiros. Caracteriza-se pela produção e utilização ao mesmo tempo, o que não resulta na posse de um bem.[1]

A atuação da empresa esta diretamente ligada ao mercado automotivo, mercado este que está em constante ascensão. Hoje são vendidos no país, a cada 10 segundos aproximadamente um novo automóvel, totalizando cerca de 3,5 milhões de veículos leves vendidos no mercado interno ao ano. A frota nacional em circulação é estimada em 27,5 milhões de veículos, dentre estes 57% já ultrapassaram a marca de 100 mil quilômetros rodados, demonstrando assim a diversidade do poder de compra destes proprietários.[2]

Após um estudo e análise deste mercado juntamente com informações que nos foram passadas pelo proprietário, podemos afirmar que o mercado consumidor de uma oficina mecânica é geralmente constituído por proprietários de automóveis sendo pessoas físicas ou jurídicas, órgãos públicos, seguradoras, entre outros. Como diversos outros setores da economia houve grandes mudança tecnológicas e as exigências tem aumentado em relação aos serviços prestados em oficinas mecânicas, que antigamente eram ambientes bem pequenos, sujos, abafados e escuros, aos poucos essa realidade vem mudando.

Porém será preciso investir na modernização dos conceitos administrativos e dos serviços para competir no ramo, conceitos estes que devem combinar elementos socioambientais aos econômicos, oferecendo assim ao cliente, preços compatíveis com o do mercado e ao mesmo tempo atendendo as suas expectativas tanto quanto ao serviço prestado, quanto ao seu caráter sustentável.

  1. OBJETIVOS
  1.  Objetivo geral

Elaborar para Varga Serviços um projeto socioambiental, que seja capaz de melhorar o desempenho ambiental da empresa, sendo viável econômica e socialmente.

  1.  Objetivos específicos

Este projeto pretende contribuir com novas ideias que sejam capazes de desenvolver uma ação socioambiental que seja capaz de contribuir ao mesmo tempo com desenvolvimento sustentável que nos últimos anos se mostra muito importante para nossa sociedade, sem deixar de lado o desenvolvimento econômico na Varga Serviços.

Pretende-se apresentar tecnologias e soluções ambientais que sejam aplicáveis ao setor econômico da Varga Serviços, e que essas soluções se tornem um diferencial da empresa no mercado.

  1. JUSTIFICATIVA

Pretende-se realizar a introdução progressiva da sustentabilidade no contexto da Varga Serviços, busca integrar aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana com a preocupação principal de preservá-los para que os limites do planeta e a habitabilidade e a capacidade das gerações futuras não seja comprometida (Guia da sustentabilidade, 2008).

Não é de hoje que a preocupação com o meio ambiente vem mexendo com a sociedade de um modo geral, o desenvolvimento sustentável hoje é cobrado por diversos setores da sociedade, destruição despreocupada da natureza é um assunto em pauta na maioria das indústrias, e o universo automotivo, até mesmo por ter uma grande parcela de culpa na emissão de poluentes na atmosfera, é um dos mais pressionados a tentar reverter essa situação. O conceito de desenvolvimento sustentável, conforme o Relatório de Brundtland (BRUNDTLAND, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (247.9 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com