TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto do Plano de Negócios

Por:   •  16/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE DE POSGRADO

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE NEGÓCIOS DA CASA DE CARNES BISTRÔ DO BIFF, APARECIDA DE GOIÂNIA, BRASIL.

Manuel António Mufuty

Assunção/Paraguay

2021

 Título: Plano de Negócios da Casa de Carnes Bistrô do Biff, Aparecida de Goiânia/Brasil.

1 – Antecedentes.

O consumo de carne pela humanidade é tão antigo quanto a sua própria existência. Estima-se que o homem consome carne desde quatro milhões de anos a.C. O Brasil é o quarto maior consumidor de carne no mundo, e o perfil deste consumo varia de acordo com o poder aquisitivo da população. Quanto maior for este poder, maior o consumo, podendo chegar a 50 kg por habitante ao ano enquanto a camada de menor renda da população consome aproximadamente 10 kg por habitante ao ano. Diferente da maioria dos povos, o brasileiro apresenta preferência pela carne bovina, sendo esta a mais consumida no País. O crescimento projetado para o consumo de carne no Brasil é de 3,6% aa no período de 2013 a 2023, ou seja, um aumento de aproximadamente 42% no consumo na próxima década. (SEBRAE, 2007).

A maior parte desta produção chega ao consumidor final através de supermercados, açougues e casas de carnes. O que diferencia a casa de carne dos açougues tradicionais são os diferentes cortes de carne oferecidos, o atendimento diferenciado, o layout da loja entre outros, tendo como cliente alvos consumidores de carne de alta qualidade que se dispõem a pagar um pouco mais por um produto diferenciado.

A fim de diminuir as chances de insucesso é vital para o empreendedor elaborar um plano de negócios bem fundamentado, afinal as informações são a matéria-prima de qualquer plano de negócio. Não existe uma “receita de bolo” para a criação de um negócio, uma vez que a diversidade e abrangência dos mesmos pode ser muito vasta, impossibilitando assim a criação de um modelo que sirva a todas as situações.  

Segundo Barcellos e Callegaro (2002), um dos pontos importantes para se ter um comércio de carnes com sucesso é a habilidade de fornecer respostas rápidas, as necessidades frente as mudanças no mercado. As casas de carnes sobrevivem no mercado que está cada vez mais acirrado, disputando seu próprio espaço com supermercados e rede de compras e mesmo assim, destacando-se por oferecer produtos diferenciados.

Portanto, nos dias atuais, o atendimento as necessidades e dos desejos dos consumidores passou a ser a condição básica à sobrevivência e o crescimento de qualquer organização no seu mercado de atuação.

Para Levy e Weltz (2000), os proprietários de Casas de Carnes se encarregam de negociar bem como valorizar os produtos e serviços que são vendidos aos seus consumidores, fornecendo variedade de produtos, dividindo lotes em pequenas quantidades, manter estoque e fornecer serviços com qualidade.

Diante do exposto, levantamos os seguintes problemas:

1 – Qual é a qualidade dos produtos vendidos numa Casa de Carnes?

2 – Porque proprietários de Casas de Carnes se frustram pela lentidão no  

      alcance de resultados do seu negócio?

3 – Porque as Casas de Carnes na sua maioria enfrentarem problemas com

      atendimento ao cliente?

Perante o exposto listamos as seguintes alternativas:

1 – A certificação de qualidade de uma carne é garantia de procedência do produto,

      dando segurança ao consumidor.

2 – A divulgação ou propaganda representam a alma do negócio, permitem que o cliente conheça a nossa empresa e contato com os produtos.

3 – O treinamento de pessoal para oferecer um atendimento encantador e personalizado com foco numa experiência memorável do cliente representam a solução.

Tendo em vista o cenário descrito acima, este trabalho tem como objetivo a criação de um plano de negócio para auxiliar Casa de Carnes Bistrô do Biff, localizada na cidade de Aparecida de Goiânia/GO, onde são oferecidas principalmente carne bovina, suina e de aves de ótima qualidade.

2 – Mercado.

Mercado, deve ser entendido como o local em que operam forças da oferta e demanda, através de vendedores e compradores, de tal forma que ocorra a transferência de propriedade da mercadoria através de operações de compra e venda. Um estudo de mercado consiste em pesquisar e analisar as informações para melhor compreender o mercado para o qual vamos oferecer um produto ou serviço que pretendemos colocar no mercado e alcançar resultados.

Para Swedberg (2007) o mercado é uma arena, onde compradores e vendedores se encontram para a negociação de bens, sendo esse espaço físico ou não. Essa definição nos permite assim compreender que o mercado é exatamente um campo onde as relações de troca acontecem. Segundo Kotler e Fox (1999, p.176), mercado é um grupo de pessoas que tem interesse real com potencial por um produto ou serviço e a capacidade de pagar pelo mesmo.

A Casa de Carnes Bistrô do Biff tem mais de 09 anos no mercado, está localizada na cidade de Aparecida de Goiânia, especificamente na Avenida São João Quadra 27 Lote 04, Jardim Nova Era. Os principais e potenciais clientes são os moradores desta região com mais de doze mil habitantes, restaurantes da região e vendedores de feira ao ar livre que acontecem na quarta-feira, sábado e domingo. Para a obtenção das informações do mercado que necessitamos usaremos instrumentos como a pesquisa bibliográfica, pesquisa na internet, formulários de pesquisa e outras fontes que se julgarem necessárias.

3 – Proposta de Valor.

Para Osterwalder e Pigneur (2011), a proposta de valor descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para um segmento específico; uma agregação ou conjunto de benefícios quantitativos ou qualitativos que resolve um problema ou satisfaz uma necessidade do consumidor. É ainda a proposta de valor o motivo pelo qual o cliente escolhe entre uma empresa ou outra. Alguns elementos podem contribuir para a criação de valor, como a novidade, o desempenho, a personalização, o design, a marca ou status, o preço, a redução de custos ou de riscos para os clientes, a acessibilidade e a conveniência ou usabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com