TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO PLANO DE AULA

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DA AULA 07 E 08 – PSIC.APRENDIZAGEM

QUESTÃO 01 – Na teoria Construtivista de Vygotski é correto afirmar:

  1. O processo de formação de pensamento ocorre pela assimilação de experiências, que se dá através da comunicação. Ou seja, dá interação com os outros, dá maneira como os adultos nomeiam e atribuem valor ou não aos objetos.
  2. Nesta teoria, o desenvolvimento ocorre conforme estágios do desenvolvimento, assim como afirma a teoria de Piaget.
  3. Os fatores biológicos são responsáveis pelo desenvolvimento apenas no início da vida, depois que prevalece o social, ou seja, são as relações humanas que afetam o pensamento e o raciocínio.
  4.  Davis (2000) diz que Vygotski considera que a aprendizagem e desenvolvimento são processos independentes que se interagem. Em que, ao mesmo tempo, que um processo é desenvolvimento o outro também.

Estão corretas somente as afirmativas:

  1. I e II
  2. II, III e IV
  3. III e IV
  4. I, III e IV
  5. I, II e III

QUESTÃO 02 - Rey Ramos, contrariando todas as expectativas, graduou-se pela Universidade de Harvard com o titulo Magna Cum Laude e foi aceito na Harvard Medical School. Ele cresceu no South Bronx, um gueto em que é mais provável os jovens irem para a prisão do que terminar o ensino médio e no qual a morte violenta e precoce não é incomum.

Tudo o que se pedia a Rey era que ficasse longe dos problemas e permanecesse vivo.

Na infância, ele foi considerado uma criança problemática e descontrolada. Quando estava na oitava série, o diretor informou à sua mãe que ele seria expulso e enviado para um programa para alunos com problemas de aprendizagem.

Rey: “minha mãe começou a chorar na frente dele, e eu vi tudo. Senti

vergonha de mim mesmo”.

Rey passou para a série seguinte determinado a mudar de vida. O professor de matemática percebeu sua mudança de atitude e também sua habilidade com os números.

Professor de matemática: “Quando ele chegou aqui, eu sabia que não estava mais brincando. Ele sabia que esse era o caminho. Era aqui que ele começaria do zero. Recomeçaria sua vida”.

Rey: “comecei a me sentir bem com esse professor que dizia coisas boas a meu respeito e fazia com que me sentisse bem”.

Rey também sobressaiu em ciências. Mas, a escola que ele freqüentava, considerada uma das piores da cidade de Nova York e que agora está fechada, não oferecia muitas condições. Rey matriculou-se em um programa especial de ciências em uma faculdade local e formou-se em primeiro lugar.

Sua professora de biologia foi a primeira pessoa que sugeriu para Rey que ele poderia entrar em uma universidade.

Professora de biologia: “eu estava tentando com que ele acreditasse nele mesmo e fizesse alguma coisa, pois sentia que ele era incrível”.

Rey aceitou o desafio. Em seu pedido para ingressar em Harvard ele escreveu: “Os quatro anos que vou investir em Harvard, serão, provavelmente, os mais importantes de minha vida. Não vou perder tempo enquanto estiver estudando na Universidade de Harvard”. Fiel à sua palavra, Rey manteve média de pontos altos, alistou-se

no centro de preparação de oficiais da reserva (equivalente ao CPOR brasileiro), associou-se a uma fraternidade latina e arrumou um trabalho de meio período. Após formar-se, fez uma avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com