TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propaganda e Promoção de Vendas

Por:   •  14/6/2021  •  Resenha  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

Propaganda e Promoção de Vendas

Propaganda é uma forma de comunicação paga, transmitida por uma fonte identificável, por um meio de comunicação, cuja mensagem sobre uma organização, produto, serviço ou ideia é concebida para persuadir o receptor a tomar alguma atitude no presente ou no futuro. A propaganda abrange um enorme setor e sem dúvida é a forma mais visível de comunicação de marketing. A elaboração e veiculação de uma campanha de propaganda bem-sucedida requerem muito planejamento e esforço.

O sucesso de uma campanha de propaganda depende da habilidade do anunciante de identificar seu público-alvo. As empresas conduzem pesquisas para identificar esses públicos e em seguida utilizam as informações obtidas para estabelecer o tom do programa de propaganda e selecionar a mídia a ser usada para transmitir a mensagem ao público em questão. Os objetivos das campanhas de propaganda são deduzidos dos objetivos gerais do plano de marketing e esclarecem as metas específicas que os anúncios devem alcançar. Todas as campanhas de propaganda almejam alcançar determinados objetivos: informar, persuadir e lembrar os consumidores.

A propaganda informativa é uma comunicação utilizada para criar e desenvolver consciência de marca, com o objetivo final de conduzir o consumidor pelo ciclo de compra até́ a aquisição. Quando um produto alcança determinado nível de consciência de marca, as empresas utilizam propaganda persuasiva para motivar os consumidores a tomar uma atitude. Por fim, a propaganda de lembrança é uma comunicação utilizada para lembrar ou estimular recompras, especialmente de produtos que ganharam aceitação no mercado e estão no estágio de maturidade do ciclo de vida.

Os objetivos de uma campanha de propaganda determinam o foco específico de cada anúncio. O anúncio pode estar focado no produto, usado para informar, persuadir ou lembrar os consumidores sobre um produto ou serviço específico. Pode ter foco institucional, o tipo de propaganda que informa, persuade ou lembra os consumidores de questões relacionadas a lugares, políticas ou um setor. Ou pode ter um foco de utilidade pública, a propaganda é voltada para o bem-estar público que geralmente é patrocinada por instituições sem fins lucrativos, grupos cívicos, organizações religiosas, associações comerciais ou grupos políticos; uma forma de marketing social.

Os vários métodos orçamentários de comunicação de marketing se aplicam ao orçamento de propaganda. Primeiro, as empresas devem considerar o papel exercido pela propaganda ao tentar satisfazer seus objetivos gerais de comunicação. Segundo os gastos com propaganda variam ao longo do ciclo de vida do produto. Terceiro, a natureza do mercado e do produto influenciam a magnitude dos orçamentos de propaganda. As empresas determinam o que desejam transmitir a respeito do produto ou serviço. Primeiro, a empresa determina a mensagem principal que deseja transmitir ao público-alvo. Segundo, decide qual apelo transmitiria mais eficazmente essa mensagem.

Existem três tipos principais de apelo que podem ser empregados em um argumento: logos (lógico), ethos (ético) e pathos (emocional). Os anunciantes utilizam diferentes apelos para retratar seus produtos e serviços e persuadir os consumidores a comprá-los, embora a propaganda tenda a associar os tipos de apelo em duas categorias: informacional e emocional. Os apelos informativos ajudam os consumidores a tomar decisões de compra ao oferecer informações factuais e argumentos sólidos sobre questões relevantes que os estimulem a avaliar a marca favoravelmente com base nos benefícios oferecidos. O apelo emocional busca satisfazer os desejos emocionais dos consumidores em vez de suas necessidades funcionais.

O conteúdo de uma propaganda está estreitamente vinculado às características da mídia selecionada para transmitir a mensagem, e vice-versa. Os canais de mídia de massa incluem jornais nacionais, revistas, rádio e televisão e são ideais para atingir um grande número de pessoas de um público. Os canais de mídia de nicho são mais direcionados e geralmente são utilizados para atingir segmentos mais estreitos, muitas vezes com características demográficas e interesses exclusivos. Para cada classe de mídia, cada alternativa tem características específicas que a tornam adequada à concretização de certos objetivos.

Outra decisão importante para o planejador da mídia refere-se à programação de propaganda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com