TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Gestão Agroindustrial

Por:   •  15/9/2021  •  Exam  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação 1º Bimestre 2021/1

Data da Prova

08/04/2021

Curso:

Administração

8º Semestre

Semestre: 2021-1

Disciplina:

Gestão da Cadeia Agroindustrial

Professor:

Maria Cândida Sacco Marcelino

Nome aluno

Instruções gerais:

Coloque nome na avaliação. Leia atentamente as questões. Não usar abreviações. A prova é individual.

QUESTÕES – VALOR: 4,00

Acerca do conceito de agronegócio, advindo da tradução do termo agribusiness, criado pelos autores J. Davis e Ray Goldberg, assinale a alternativa correta: (0,30)

Refere-se às atividades agrícolas desempenhadas dentro das propriedades rurais, visando à comercialização do excedente.

Trata das atividades de exploração pecuária, visando ao mercado de exportação de produtos cárneos.

Caracteriza-se pela análise de processos de agricultura e pecuária, de forma sistêmica e conjunta, denominada agropecuária.

Define as atividades do setor agrícola e pecuário voltadas exclusivamente para o mercado internacional.

É o conjunto de operações e transações envolvidas desde a fabricação de insumos, produção nas unidades produtivas, processamento, distribuição e consumo de produtos agropecuários.

Atualmente verifica-se que muitos autores utilizam o mesmo conceito para Sistema Agroindustrial e para Cadeia Agroindustrial (ou Cadeia de Produção Agroindustrial), partindo de uma matéria-prima agropecuária de base, com uma visão sistêmica da economia, ou seja, com a participação de diversos segmentos interligados. (1,20)

Cite esses segmentos e descreva pelo menos 3 características importantes de cada um.

Os agentes atuantes no agronegócio “antes da porteira” são as indústrias, as empresas produtoras de materiais genéticos e os distribuidores de insumos (atacadistas varejistas e seus representantes). Entre estes estão:

- insumos: máquinas, implementos, equipamentos e complementos; água; energia; corretivos de solos; fertilizantes; agroquímicos; compostos orgânicos; materiais genéticos (mudas, sementes, sêmem e óvulo); Hormônio; Inoculantes; rações; sal; produtos veterinários.

Os agentes atuantes no agronegócio “dentro da porteira” são dentro das fazendas - a produção agrícola e pecuária. Entre eles, estão:

- produção agrícola: compreende o conjunto de atividades desenvolvidas no campo, necessárias ao preparo de solo, tratos culturais, colheita, transporte e armazenagem internos, administração e gestão dentro das unidades produtivas para a condução de culturas vegetais.

- ciclo vegetativo: tempo necessário do plantio à colheita. Existem plantas anuais, com ciclos vegetativos de um ano; culturas perenes produzem por várias vezes.

Segmentos "depois da porteira" : É constituído basicamente pelas etapas de agroindustrialização e distribuição dos produtos agropecuários até atingir os consumidores, envolvendo diferentes tipos de agentes econômicos, como comércio, agroindústrias, prestadores de serviços, governo e outros.

Identifique esses segmentos na figura a seguir, citando quais estão à montante e quais estão à jusante da produção agropecuária.

Insumos e Produção Agropecuária estão à montante da produção agropecuária.

Processamento e Industrialização, Distribuição (Atacado e Varejo) e Consumidor final estão à jusante da produção agropecuária

As Cadeias Agroindustriais estão inseridas em pelo menos dois ambientes, os ambientes organizacional e institucional. Quanto a esses ambientes:

Caracterize-os.

O ambiente institucional é o conjunto de normativas econômicas, políticas, sociais, morais e legais que estabelecem as bases para a produção e a distribuição na economia.

Já o ambiente organizacional é constituído pelas estruturas criadas para dar suporte ao sistema (empresas, universidades, cooperativas, associações).

Institucional: cultura, tradições, educação, costumes, leis.

Organizacional: Informação, Associações, P&D, Finanças, Firmas.

Identifique-os na figura anterior.

Quanto à produção agropecuária, sabe-se que é uma atividade com características peculiares, que a tornam de maior risco que as demais, pois tem dependência climática, produção periódica, e os produtos são perecíveis. (0,60)

Explique o que é produção periódica.

A prática agropecuária é profundamente impactada pelas variações climáticas, o que inclui condições térmicas, precipitações e umidade. Esses fatores podem variar conforme as características próprias das estações do ano, interferindo no desenvolvimento de plantas, animais e até mesmo no rendimento da produção. Cada estação do ano possui sua característica e isso pode ser um fator importantíssimo e decisivo que influenciará no desenvolvimento e produção da agropecuária. Dessa forma, podemos definir que a produção periódica é aquela que só é produzida quando as condições ambientais, condições de disponibilidade de recursos e de consumo são favoráveis.

Cite como essa característica (produção periódica) e a perecibilidade podem afetar o preço dos produtos agropecuários.

A oferta e a demanda são os principais formadores de preços de produtos agrícolas em mercados internos e externos. A oferta constitui todo o produto colocado à disposição de um mercado em um determinado espaço de tempo. Já a demanda é definida por todo o produto consumido neste período.

O balanço entre a oferta e a demanda no mercado internacional proporciona, a cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com