TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova uninter

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


agradecimentos

Ao Prof. Carlos Alberto Cardoso, nosso orientador e amigo de todas as horas, que nos acompanhou durante a elaboração deste portfólio, que nos incentivou a elaborá-lo da melhor maneira, destacando sempre o prazo limite para o envio do mesmo, além de estar sempre disponível através de e-mail pessoal para auxiliar os alunos na elaboração do projeto.

[pic 14]

Araujo, Caroline Vargas. Estudo de caso: Sistema logístico de um minimercado regional: Mercado Sol & Mar. 17 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Cabo Frio, 2016.

Moreno, Matheus Ferreira Bessa. Estudo de caso: Sistema logístico de um minimercado regional: Mercado Sol & Mar. 17 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Cabo Frio, 2016.

RESUMO

Este portfólio tem o intuito de complementar o terceiro semestre do curso de Graduação Tecnologia em Logística na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Abordaremos assuntos de cada uma das disciplinas deste semestre, destacando os pontos mais relevantes. Neste artigo inclui um estudo de caso sobre um mercado da cidade de Rio das Ostras.

Palavras-chave: Logística. Estoque. Almoxarifado. Custos

Araujo, Caroline Vargas. Estudo de caso: Sistema logística de um minimercado regional: Mercado Sol & Mar. 17 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Cabo Frio, 2016.

Moreno, Matheus Ferreira Bessa. Estudo de caso: Sistema logístico de um minimercado regional: Mercado Sol & Mar. 17 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Cabo Frio, 2016.

ABSTRACT

This portfolio aims to complement the second semester of the Undergraduate Technology in Logistics in the North University of Paraná - UNOPAR. We discuss issues of each of the subjects of this semester, highlighting the most relevant points. This paper includes a case study in small market, on Rio das Ostras city.

Key-words: Logistics. Stock. Warehouse. Cost.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        

2.1        MOVIMENTAÇÃO NA ECONOMIA DA CIDADE        

2.2        ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO        

2.3        LOGÍSTICA, ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS        

2.4        VANTAGENS COMPETITIVAS        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho, abordaremos assuntos referentes a um mercado Sol & Mar, fazendo um paralelo com a empresa Wal-Mart, com base no estudo disponibilizado pela Unopar.

O mercado teve seu início nos anos 90, através de uma família da cidade local. O provedor da família (pai) trabalhava com carteira assinada em uma empresa de grande porte em uma cidade vizinha, quando recebeu a notícia na qual ele e alguns colegas de trabalho seriam demitidos. Após constatar dificuldade de se recolocar no mercado de trabalho, reuniu-se com sua família para analisar a melhor opção a se fazer com o dinheiro da rescisão que recebera. Juntos, decidiram que abririam um pequeno negócio em família, onde todos de sua casa poderiam trabalhar.

Situado em região litorânea, encontra grandes dificuldades devido a sazonalidade, por se instalar em uma cidade com baixo desenvolvimento profissional, onde não há muitos moradores. Em períodos de alta temporada, feriados prolongados, ou eventos na cidade, o mercado recebe um público bem maior, aproveitando então este período para se estabilizar economicamente.

Atualmente, com 6 (seis) funcionários, o proprietário do estabelecimento tem investido em treinamentos para superar as barreiras logísticas da região. Com isso, instalou sistemas mais modernos de controle de estoque e novas práticas de arrumação dos estoques, assim como, modernização no controle financeiro da empresa.


  1. GESTÃO DO MINIMERCADO SOL&MAR

A empresa realiza a gestão de estoques de forma que os produtos com menos validade saem primeiro, gerando sempre uma folga na validade dos produtos, para que não haja desperdício. Como a empresa possui produtos perecíveis (como por exemplo, frutas, legumes, verduras, pães, doces caseiros e etc.), é realizado o método PEPS na gestão desse tipo de estoque, de forma que o primeiro lote/item que entra é o primeiro que sai, não permitindo que os produtos “envelheçam” no mercado.

                Periodicamente é realizado um monitoramento de qualidade no armazém para um bom armazenamento. O mercado possui, também um sistema de gerenciamento de estoque, onde informa a quantidade de produtos em estoque e sinaliza quando o nível estoque está baixo, ou na margem de segurança, para que seja realizada a reposição dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com