TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Instituição: Centro Universitário Jorge Amado

Aluno: Fábio de Souza Barbosa

Na vida das organizações entendemos que os conflitos sempre serão um produto inevitável, quando nos deparamos com grupos de pessoas cada uma com diferentes personalidades e posturas ao ponto de interferir no relacionamento interpessoal.

Segundo Vecchio ( 2008, p. 230) “ O conflito é o processo resultante de uma pessoa (ou um grupo de pessoas) perceber que uma outra está impedindo, ou se encontra em vias de impedir, uma ação importante.”

Para gerir um conflito dentro da organização é necessário que o gestor identifique a priori os agentes determinantes da baixa de produtividade.

O gestor deve ter uma postura de mediador em relação as causas do conflito e ouvindo os grupos através de ponto de vista de cada um e suas necessidades individuais para se chegar a um denominador comum e não esquecer da sua posição de gestor e líder.

Percebendo que os colaboradores reagem e pensam de maneiras diferentes, principalmente quando estão interagindo em grupo.

A gestão deve está voltada as pessoas, visto que a união entre a organização e seus colaboradores deve está sincronizados em prol dos objetivos e metas serem alcançados.

Entretanto o gestor depois das analises das causas e consequências e conseguindo administra-las, chega a vez de implementar as definições das estratégias de resolução de conflitos.

Portanto é de suma importância focar nas relações humanas, dessa forma a estratégia de colaboração seria a mais viável, pois procuraria atender ambas as partes do conflito, ou seja, encontrar ponto em comum que permita que ambas as partes satisfaça seus interesses, sem colocar em risco a capacidade de atingir metas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

VECCHIO, Robert P. Comportamento Organizacional: São Paulo: Cenange Learning, 2008.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional: São Paulo: Pearson Prentice Hall, 11ed., 2005.

ROBBINS, Stephen P. ; JUDGE, Timothy A. ; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: São Paulo: Pearson Prentice Hall, 14ed. , 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com