TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  23/9/2015  •  Artigo  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

        Em um estudo de caso realizado em concessionárias e revendedoras de veículos do estado do Espirito Santo, verificou-se que boa parte delas, ceca de 70%, não possuíam um setor próprio de RH, responsável por captar, valorar e manter seu capital humano. Mesmo o processo de seleção tendo o objetivo de avaliar e escolher dentre os candidatos selecionados os mais aptos para o preenchimento da vaga, 75% das empresas não terceirizavam o processo de seleção apesar de a maioria não possuírem um setor de RH qualificado para essa atividade. Além disso, identificou-se que 90% das empresas não possuíam um psicólogo atuando no seu corpo funcional. Assim, percebeu-se então que a maioria das empresas utilizavam um profissional do seu corpo funcional no processo de seleção. Os profissionais que participavam não possuíam as competências e/ou conhecimentos necessários para essa atividade, utilizando-se apenas da prerrogativa do cargo que ocupavam.  Durante o processo de seleção, algumas empresas sequer aplicavam os testes de seleção, não identificando assim os profissionais específicos para cada função. Constatou-se então, que quase a totalidade das empresas utilizavam-se do critério de “indicação” para o recrutamento e seleção de seus funcionários.

        

        Logo, o estudo concluiu que nem todas as empresas possuíam ou se utilizavam do psicólogo para o delineamento do perfil dos candidatos. Das empresas que se utilizavam, o enxergavam apenas como mais uma ferramenta do processo de decisão, cabendo a palavra final ao gestor responsável pelo setor. Em suma pode-se observar que os empresários, em sua maioria, não tem o conhecimento formal necessário de como proceder corretamente num processo de recrutamento e seleção de pessoal.

        O trabalho do psicólogo organizacional não pode ser individualizado e descontextualizado do ambiente onde a organização está inserida. Ele deve atuar como um profissional de Recursos Humanos e desenvolver atividades que supram as necessidades das organizações e as auxiliem a tornarem-se competitivas e a sobreviverem nesse mercado globalizado, onde o Capital Humano e a Qualidade Total são os pontos chaves para o sucesso organizacional. Nesse sentido, o papel do psicólogo organizacional é fundamental para alcançar níveis excelentes de Qualidade por toda a organização. Acompanhando a crescente necessidade de assertividade na contratação,  a procura pela avaliação psicológica tem aumentado por parte das empresas,  que, preocupadas em investir na qualidade do trabalho realizado por seus funcionários, demonstram compreender a importância dessa avaliação para o alcance de seus objetivos. Dessa forma, a avaliação psicológica, através do psicólogo organizacional, vem sendo legitimada como ferramenta indispensável para conhecer o potencial de cada indivíduo, bem como suas competências pessoais e suas limitações, seguindo um critério mais específico do funcionamento da psique humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com