TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  13/10/2015  •  Tese  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

No Brasil a empresas contratam psicólogos para atuarem em áreas de recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional. Porém um psicólogo na empresa também fica encarregado de analisar o comportamento e o desempenho profissional dos funcionários dentro das empresas, com isso ele analisa como estão o que está de errado e como se pode melhorar e com isso ajudando cada um a realizar seu serviço de forma correta e com maior satisfação para todos.

Nesse campo o profissional da psicologia tem como fazer um aperfeiçoamento nas condições em que os funcionários se encontram dentro da empresa e com isso trazendo pontos positivos para o desempenho os trabalhadores e melhorias do ambiente de trabalho deles, e como consequência isso pode ajudar no bem-estar dos colaboradores e no bom funcionamento da empresa.

O profissional da Psicologia Organizacional e do trabalho é recrutado para trabalhar como Analistas de Recursos Humanos ou Consultores Internos de Recursos Humanos ou de Gestão de Pessoas, que no geral são áreas em que estão voltadas para a gestão de pessoas. Esse profissional tem um estudo mais aprofundado para o fator humano no quesito organização do colaborador dentro da empresa. Com isso, garantindo um ambiente de trabalho propicio aos funcionários nas realizações de suas metas no trabalho e conseguindo um bom desempenho profissional.

O psicólogo, além de poder trabalhar nesta área, consegue atuar em várias outras áreas, mas no Brasil as principais áreas em que eles tem atuado além da mencionada anteriormente são:

Educacional onde o profissional tem como principal função analisar os melhores métodos para a educação e o bem-estar dos alunos de uma instituição. Suas principais áreas é a avaliação ou o diagnóstico de uma intervenção psicopedagógica, pesquisas, intervenções e a consultoria das pessoas como autônomas.

Clinica nesse caso o psicólogo atua na avaliação, intervenção e reabilitação psicológica de um individuam e com isso visando o bem-estar, suas ações consistem em um atendimento a toda a sociedade, psicoterapia para melhor desempenho psicológico dos indivíduos, supervisão a todos os profissionais envolvidos com psicologia clinica, terapia psicomotora que é um estudo psiquismo e de motricidade de um individuo, ou seja, sua personalidade na forma de atuação na sociedade, orientações individuas para diferentes grupos de pessoas, avaliação psicodiagnóstico de um individuo e de um profissional e elaborações e condutas de investigações de processos e fenômenos psicológicos.

Da saúde ela atua mais no bem-estar psicológico, na prevenção de doenças e na reabilitação de um individuo, suas ações consistem no atendimento dos indivíduos em estabelecimentos médicos, públicos e privados, e em domicilio, avaliações neurológicas de um paciente, avaliações de sua reabilitação, troca de informações entre profissionais de áreas diferentes e consultoria de atividades como um todo na área da saúde.

Social comunitária estuda a atuação politica dentro da sociedade e com isso evitando agravações sociais, prevenção de doenças e os direitos humanos dos cidadãos.

Jurídica atua instituições jurídicas nas áreas do Direito de família, na Justiça da Infância e Juventude e no Sistema Penal, esse serve para analisar o comportamento de uma sociedade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com