TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Para que haja contribuição total dos indivíduos no ambiente de trabalho, deve compreendê-los criando meios para envolvê-los, na situação de trabalho. Isso se dá através do dialogo direto, assim se consegue reconhecer que os indivíduos são diferentes.  Deve haver respeito mutuo.  As consequências incidem de pessoa para pessoa, no conhecimento interpessoal necessário para interação social, para que as situações de trabalho possam trazer benefícios para as partes, e também para o clima organizacional.

O engajamento do homem ao trabalho se dá a partir do momento que ele percebe o que busca. Os desafios que ele enfrenta servem de estimulo, gerando nova postura, comportamento inovador.

Fromm afirma que: “A incerteza é exatamente o que impede o homem a  expandir suas forças. Se ele enfrentar a verdade sem pânico,  reconhecerá que não há outro significado para a vida se não o de que o homem dá a própria vida pela expansão de sua forças [..] “. Diz ainda: “Só reconhecendo à situação humana as dicotomias inerentes a sua existência e sua capacidade para ampliar suas forças, será capaz de ter êxito nessa missão [..] “ . O grande desafio para as organizações, especificamente para as chefias/ gerencia, é  estabelecer condições facilitadoras no ambiente de trabalho, com o intuito de proporcionar aos colaboradores, seu desenvolvimento

À medida que o individuo incorpora valores oriundos do trabalho que desenvolve, sua conduta tende a alterar-se, passando a posicionar-se de maneira mais compatível com a realidade.

A produtividade tanto individual quanto grupal, esta relacionada às predisposições do individuo e do grupo, em juntar seus objetivos com os organizacionais. O comportamento improdutivo surgirá em situações em que o individuo enfrenta conflitos que atuam de forma a enfraquecer sua disposição.

Deve-se refletir sobre algumas questões importantes que influenciam as concepções sobre o trabalho: os aspectos atitudinais e os aspectos comportamentais. Somente as observando as reações dos empregados, no ambiente de trabalho não é o suficiente para compreensão do comportamento humano nas empresas, uma vez que as variáveis ambientais podem influencias, como espaço fisco, espaço social e o espaço psicológico.

Percebemos então que a conduta humana se caracteriza pela integração de três sistemas, interdependentes: o pensar, o sentir e o querer.  Essas variáveis influenciam e determina as atitudes e o comportamento dos trabalhadores, quando há sintonia entre as mesmas.

É necessário o administrador captar o sentido que os trabalhadores atribuem ao trabalho que realizam com foco na pratica profissional. Torna-se claro eu o conjunto resultante implica considerar que a pratica profissional se dá a partir do contexto organizacional das relações entre os membros envolvidos, tendo com o principal o comprometimento e o engajamento dos mesmos, visando atingir a excelência com o foco no mercado.

Tanto a atitude, como o comportamento dos funcionários estão sob o controle das relações socialmente estabelecidas em dado contexto organizacional, contexto esse que que reúne valores e sistemas de comunicação que interferem efetivamente no comportamento dos membros pertencentes ao mesmo. Daí a importância do estudo e compreensão do desempenho dos papeis profissional.

Tem havido a preocupação, por parte de algumas empresas e executivos que dela fazem parte, de alterar o quadro que compõe estas tendências, fazendo aflorar reações mais humanas, representadas pelo que é conhecido de “qualidade de vida”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com