TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  6/11/2015  •  Monografia  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]Maslow foi um psicólogo que se dedicou aos estudos sobre as necessidades humanas. Com base em seus dados, a motivação do homem vem de suas necessidades que se manifestam como a necessidade fisiológica onde começa suas necessidades e termina quando alcançamos a auto realização. Cada necessidade influência de uma maneira o ser humano em relação a sua motivação e realização.

As necessidades fisiológicas como ilustrado na imagem acima, representam as necessidades relacionadas ao organismo, como alimentação, sono, abrigo, água, excreção entre outras necessidades.

Já as necessidades de segurança podemos notar assim que nossas necessidades em relação fisiológica estão supridas. São representadas por necessidades de segurança e estabilidade, como proteção contra a violência, proteção para saúde, recursos financeiros e outros.

Em sequência as necessidades sociais aparecerão somente depois que a necessidade anterior for suprida no caso necessidade de segurança. São necessidades sociais: amizades, socialização, aceitação em novos grupos, intimidade sexual e outros.

Necessidades de status e estima somente acontece depois que as necessidades sociais são preenchidas. As necessidades de status e estima são: autoconfiança, reconhecimento, conquista, respeito dos outros, confiança.

No topo da pirâmide se encontra a necessidade de auto realização e que sem nenhuma outra necessidade suprida, não chegamos ao topo, na auto realização se encontra: moralidade, criatividade, espontaneidade, autodesenvolvimento, prestígio.
Quando as necessidades deixam de serem supridas, sentimento de frustração, agressividade, nervosismo, insônia, desinteresse, passividade, baixa autoestima, pessimismo, resistência a novidades, insegurança. Porem estes sentimentos ruins podem serem preenchidos com outra necessidade.

A teoria das Necessidades Adquiridas.

[pic 2]Estudada e desenvolvida por David McClelland, esta teoria mostra como as pessoas são motivadas por três necessidades básicas, como mostra a foto:

De acordo com o pensamento de McClelland, as pessoas possuem três tipos de necessidades. Mas apenas uma definirá a sua forma de atuação.

A grande contribuição da Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas é colocar foco sobre a importância de se ajustar a pessoa ao trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (488.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com