TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organbiozacional

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

POLO ITAOCARA

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

CÉLIA MARIA DE OLIVEIRA CERBINO SALGADO

MATRÍCULA: 15213110124

A partir das leituras realizadas, escreva uma redação na qual você deverá argumentar a importância da Psicologia Organizacional.

Máximo de duas páginas.

Fazer as devidas citações, segundo normas da ABNT;

Qualquer tentativa de plágio identificada durante a correção da AD resultará no descarte da mesma, ficando o(a) aluno(a) com nota zero.

Podemos iniciar com o conceito de Psicologia Organizacional que refere-se ao estudo do comportamento e da subjetividade das pessoas no contexto das organizações. O que seria este conceito? Ao utilizarmos conhecimentos teóricos e metodológicos, passaremos a analisar diversas áreas, tais como: fatores humanos (visualizar onde devemos melhorar quais as máquinas certas, se o ambiente está adequado para aquele tipo de serviço), recursos humanos (onde poderemos selecionar testar, treinar e avaliar mão de obra adequada e qualificada para um determinado setor) e a própria psicologia organizacional onde poderemos focar em como gerenciar e motivar os trabalhadores, para que eles tenham satisfação no trabalho, desenvolvendo um programa de qualidade de vida.

Segundo Frederick Winslow Taylor (1980), o trabalhador que desempenha corretamente suas funções a empresa terá mais lucros. Para aumentar a eficiência no trabalho e assim aumentar os lucros ele se baseou nos princípios de que: se os métodos de trabalho forem planejados, os trabalhadores que exercem suas atividades no setor se forem os melhores e bem treinados e se houver comprometimento entre gerentes e trabalhador com a cooperação mútua, criaremos um ambiente melhor de trabalho.

Já foi comprovado, que as empresas que investem na qualificação profissional de seus trabalhadores dando-lhes motivação para o trabalho, os lucros e a produção têm um aumento considerável. A concorrência e o mercado são exigentes, quem é o melhor e se utiliza das melhores ferramentas sai na frente, tendo foco principal a eficiência no trabalho e o aumento da produtividade. No mercado atual temos poucas pessoas qualificadas para o tipo de trabalho as quais elas querem entrar. Muitas delas não se qualificam devido aos custos dos cursos, e outras porque se acomodam em um trabalho mecânico e fica assim mesmo. Aquelas que desejam e têm um objetivo, procuram ferramentas que as auxiliem nesta busca incessante pelo conhecimento sempre em busca de novos rumos que a levem ao topo do patamar. Quem não quer se dar bem na vida profissional, ter um emprego estável e viver com mais tranqüilidade sem se preocupar com as contas no final do mês?

A saída para os problemas atuais está em colocar a pessoa certa no lugar certo, pois a máquina jamais substituirá o homem, pois elas não têm vontade própria. Ela é uma ferramenta primordial para o bom funcionamento da empresa, porém não é tudo. A empresa deve procurar implementar em novas ações que motivem o trabalhador a produzir, criando planos de carreira, uma flexibilidade nos horários, programas de qualidade de vida, programas de orientação onde as pessoas encontrem equilíbrio entre horas dedicadas à vida pessoal, ao lazer e ao trabalho,programas para fortalecer as pessoas do grupo onde elas se desenvolvam pessoal e com motivação para o desempenho de suas funções. Com a tomada de decisão certa, ambos, trabalhador e organização terão suas necessidades satisfeitas e terão um ambiente de trabalho mais saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com