TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importancia do mercado de trabalho dinamico

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

Qual a importância de ter um mercado de trabalho dinâmico? Como a política keynesiana ajuda nos momentos de crise? Como o incentivo no mercado de trabalho na geração de empregos pode reverter o quadro de recessão.

Em “As consequências econômicas da Paz”, publicada por Keynes, encontramos respostas para essas questões.

Como Keynes entendia isso?

A medida que o estado gera emprego, ou transfere pra iniciativa privada algum tipo de recurso, algum tipo de subsidio, você tem uma geração de empregos. Quando acontece isso, de acordo com a teoria keynesiana, a expectativa dos trabalhadores muda. Então eles passam a ter um nível de confiança maior na economia. E o nível de confiança, pelo fato de estarem empregados, quando ele está desempregado o nível de confiança dele é baixíssimo, então o pouco que ele vai ganhar, ele vai poupar.

Então, uma economia em recessão, que precisa de consumo pra poder se recuperar, os poucos que tem emprego vão gastar menos ainda porque tem medo do futuro, tem medo de ficarem desempregados também, aí eles entram no que Keynes chama de um ciclo vicioso.

É a relação que ele faz entre poupança e investimento.  Ou seja, eu vou amentar a poupança, mas não terei investimento. Por que não terá investimento? Por que nesse momento o investimento cai e a poupança aumenta?  O motivo de a poupança subir é óbvio, as pessoas por medo, como precaução acabam guardando dinheiro. E o investimento cai porque o empresário só vai investir se ele conseguir enxergar no investimento dele, a possibilidade de ter um retorno. É a chamada eficiência marginal do capital. Então como o nível de confiança é baixo, logo o nível de expectativa dos empresários também será. Portanto, quando ele faz essa relação (poupança x investimento) ele opta por não investir em função do baixo dinamismo da economia. E é nesse momento que a economia começa entrar num buraco sem fim. Assim temos a seguinte situação: a poupança começa crescer e o investimento começa cair porque além de já ter um nível de desemprego alto em recessão, as pessoas que estão empregadas passam a poupar mais, assim a renda pra consumir diminui e a expectativa do empresário diminui porque o que ele espera, onde entra a demanda efetiva que é o que ele espera receber lá na frente pelo investimento que ele faz agora. E se não houver uma mudança no cenário econômico, o que ele espera receber será menos do que o que investiu lá atrás. Por esse motivo acaba por não investir. Essa é a relação poupança X investimento.

Na visão de Keynes, o mercado de trabalho é o que vai dinamizar isso tudo. Ou seja, à medida que gera emprego, cria oportunidades de trabalhos para as pessoas e na visão dele, o estado pode fazer essa função numa situação de crise, a autoestima das pessoas é melhorada. É o walfair state, o estado de bem estar falado por Keynes que é estar empregado com perspectiva de não perder o emprego, onde as pessoas tendem a consumir, dinamizando a demanda. Pois assim como Keynes diz, é a demanda que determina o produto.

Essa é a relação de Keynes com o mercado de trabalho.

Mercado de trabalho -> renda (salário) -> consumo -> produção -> aumenta a demanda

agregada. Essa é a lógica de Keynes. E não o contrário como os clássicos colocavam.

Citar momento em que Keynes, em tom de brincadeira, propõe destruir o sul de Londres para poder reconstruí-lo, pra gerar emprego. Usar esse tipo de informação para mostrar a importância para a economia da visão keynesiana. Isso gera um fluxo de confiança, reestabelecendo o consumo (demanda agragada) e recuperando as economias.

No caso do New Deal tem um fato que é bem emblemático, é a construção da represa Hoover, é uma das obras mais monstruosas da época e gera milhares de empregos e fez com que pelo menos aquela região do país voltasse a crescer. Se não fosse por essa obra, nada teria acontecido.

PRA FICAR BEM CLARO: Existe uma relação muito clara na visão keynesiana entre geração de emprego (espontâneo, se for possível, melhor ainda) e o investimento privado. Mas no momento em que o investimento privado não é capaz de fazer isso, aí entra a ação do governo. Existe uma relação clara entre as pessoas estarem empregadas e o aumento da demanda agregada. E ao melhorar a demanda agregada, você melhora a expectativa dos empresários em relação ao investimento e por isso ele fala que aos poucos o estado deve sair. A medida que é reestabelecido esse fluxo de confiança, os empresários passam a investir e o papel da iniciativa privada toma o seu lugar devido assim o estado deve recuar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com