TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do trabalho social hoje

Artigo: A importância do trabalho social hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Artigo  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

A importância do Serviço Social nos dias de hoje

O serviço social sempre foi importante para o contexto social, o desafio do Assistente Social nos dias de hoje é desenvolver propostas de trabalhos, criativos e inovadores, que sejam capazes de concretizar direitos sociais da população usuária. Mas se faz necessário que os Centros de assistência descentralizem e vão onde os necessitados estejam, sem um governo competente, a única alternativa que pode resolver um pouco as coisas é o esforço no âmbito social. A ampliação à participação dos usuários nos programas e serviços institucionais, nos dias de hoje e de grande importância para o trabalho que o serviço social vem desencadeando cada dia mais e Promovendo a mudança social, na solução de problemas em relacionamentos humanos através da liberação das pessoas com o aumento do bem-estar e os valores são baseados no respeito para com os direitos básicos do ser humano, no sentido de responsabilidade social, e compromisso com a liberdade dos indivíduos e apoio para autodeterminação. O Compromisso do serviço social em agir eticamente é um dever essencial dos que trabalham com serviços sociais. A profissão é baseada no respeito à dignidade e valores inerentes de todas as pessoas sendo de grande importância para a sociedade na atualidade. O Princípio da prática ética da profissão é o compromisso com os princípios da justiça social, o respeito para a promoção dos direitos humanos e governo democrático. A implantação dos órgãos centrais e regionais da previdência social e a organização dos serviços de saúde, educação, habitação e assistência ampliaram de modo significativo o mercado de trabalho para os profissionais da área. Assim podemos analisar e compreender os desafios, contradições inerentes a esta função que envolve duas linhas de ação, a de socioeducador e segurança.

A Filantropia é uma ação continuada de doar dinheiro ou outros bens a favor instituições ou pessoas, que desenvolvem atividades de grande mérito Social. A filantropia e encarada por muitos como forma de ajudar e guiar o desenvolvimento, para que haja mudança Social. Portanto não precisamos recorrer á intervenção estatal, mais as más políticas públicas em relação social e cultural não permitem o desenvolvimento cientifico. Em alguns países a filantropia assume o papel relevante no apoio á investigação cientifica e no financiamento das universidades e instituições acadêmicas, não são fatos recentes na história. No passado já se desenvolvia essas ações sociais por meio da Igreja católica eram conhecidos como homens bons os proprietários ligados às transações comercias, que implantavam atividades filantrópicas. Nas ultimas décadas do século XX dos anos 80 que a filantropia foi reatualizada sob a orientação neoliberal como modalidade de atendimento Social. Com o crescimento da pobreza. Vêm gerando a crise do capital tais estratégias aprofundam a desigualdade, mediante os processos de reestruturação políticas e econômica e Social do capital, que traz melhoria as condições precárias de trabalho que muitas vezes tem provocado o desemprego. O assistencialismo é a ação de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas sociais mais desfavorecidas, marginalizadas e carentes, caracterizada pela ajuda momentânea, filantrópica, pontual (doações de alimentos e medicamentos, por exemplo). Tal prática, desprovida de teoria, não é capaz de transformar a realidade social das comunidades mais pobres, pois atende apenas às necessidades individuais e a ajuda é feita por meio de doações. A falta de mudanças estruturais significativas não tira os necessitados da condição de carentes, pois não há elaboração projetos e políticas assistenciais. Um dos problemas suscitados pelo assistencialismo é a conservação da situação de carência das camadas marginalizadas por finalidades político-econômicas, visto que, por ser uma prática de doação, é um ótimo meio de Construção de uma imagem favorável dos doadores em relação a certos públicos (principalmente os mais desinformados).

A assistência social, diferentemente do assistencialismo, surgiu na década de 1930 e é regulamentada através da Lei nº. 8662, de 07 de junho de 1993. Para atuar nessa área, há o Assistente Social, profissional formado em Serviço Social. Tal profissional elabora, executa e avalia políticas sociais junto às entidades e organizações populares e órgão da administração pública, além de prestar orientação a indivíduos, grupos e população sobre os recursos que lhes são disponíveis e o uso dos mesmos na defesa de seus direitos. A ação de assistência social visa atender às necessidades das comunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com