TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFISSIONAL TECNÓLOGO EM ESTÉTICA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Monografias: ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFISSIONAL TECNÓLOGO EM ESTÉTICA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  2.049 Visualizações

Página 1 de 13

ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFISSIONAL TECNÓLOGO EM ESTÉTICA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Como primeira postagem, deixo meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

RESUMO

O esteticista com formação acadêmica busca seu espaço e reconhecimento no mercado de trabalho, pois ainda existe um grande preconceito quando se diz que o esteticista é capaz de ajudar seu cliente na hora de adequar sua imagem pessoal ao seu estilo de vida, personalidade e características pessoais. Esse artigo faz um paralelo entre “estética e imagem pessoal”, com o propósito de esclarecer a relação entre esses dois conceitos. Sabendo que nas cabines de estética o cliente encontra os primeiros passos para ajustar, manter e aperfeiçoar a sua marca pessoal. O profissional da área da estética e beleza com formação acadêmica esta apto a prestar serviços de bem estar, trata e embeleza a pele facial, sugere maquiagens e produtos adequados a cada tipo de pele, faz massagens e tratamentos corporais auxiliando na melhora da silhueta de seu cliente. Todas essas técnicas usadas pelo esteticista são essenciais para ajudar o individuo a cuidar e melhorar a sua imagem pessoal, o que nos dias de hoje não é mais só questão de status, mas de sobrevivência na vida pessoal e profissional.

Palavras - chave: Estética, Imagem Pessoal, Esteticista.

INTRODUÇÃO

O profissional da área da estética e beleza com formação acadêmica esta apto a prestar serviços de bem estar, trata e embeleza a pele facial, sugere maquiagens e produtos adequados a cada tipo de pele, faz massagens e tratamentos corporais auxiliando na melhora da silhueta de seu cliente. Todas essas técnicas usadas pelo esteticista são essências para ajudar o individuo a cuidar e melhorar a sua imagem pessoal. Mas antes de aplicar qualquer procedimento estético, precisa conhecer o seu cliente, seus anseios, sua personalidade, seu estilo de vida, analisar seus traços físicos e fisionômicos e acima de tudo conhecer suas expectativas diante dos tratamentos estéticos. Para que isso ocorra de forma natural, o profissional precisa ter repertório, sensibilidade, e respeitar o estilo, a individualidade de cada cliente. O psicólogo Arthur Tacla, apudi (HALLAWELL, 2008) diz, "quem mexe com a imagem, em qualquer área, e especialmente na área da imagem pessoal, não tem escolhas, seu trabalho afeta as pessoas psicologicamente”.

O esteticista trabalha com o físico e psicológico de cada individuo. Durante sua vida acadêmica o esteticista adquire conhecimentos específicos para os tratamentos corporais, faciais e capilares, mas acima de tudo, recebe orientações sobre o que faz parte da imagem pessoal, para que possa avaliar seu cliente desde os primeiros minutos de atendimento. Esse novo profissional habilitado através da formação acadêmica busca seu espaço e reconhecimento no mercado de trabalho. Com o propósito de esclarecer a relação entre esses dois conceitos, esse artigo faz um paralelo entre “estética e imagem pessoal”. Sabendo que nas cabines de estética o cliente encontra os primeiros passos para revelar, ajustar, manter ou aperfeiçoar a sua marca pessoal.

Este trabalho objetivou-se por meio das referências em artigos, livros, e matérias da mídia eletrônica relacionados ao assunto, partindo a princípio conceituar o que é imagem pessoal? E qual sua relação com a estética? Com citações de vários autores o desenvolvimento do artigo chegou até o profissional de estética e suas aptidões dentro da área, facilitando a compreensão para diferenciar o profissional com formação acadêmica dos demais que estão no mercado de trabalho sem a devida formação.

IMAGEM PESSOAL

A globalização tem levado os povos a pensarem estratégias competitivas e a imagem pessoal insere-se nesse mundo, marcado por intensas transformações.

Nesse contexto, sendo área voltada essencialmente para o ser humano, tem ganho, nos últimos tempos, notório destaque, com perspectiva de continuar em rápida ascensão, considerando: a valorização social do belo, dos efeitos visuais, do bem-estar, do conforto e da elevada auto-estima, maior conscientização, por parte do público consumidor, do papel do profissional, de sua criatividade, do toque artístico, que tanto agrada e enfeita o cotidiano; o esforço dos que pesquisam, em nível nacional e internacional, preocupando-se em criar ou adaptar estilos e modelos próprios, resolvendo com criatividade os problemas relacionados à função e à qualidade do trabalho executado, impulsionados pelos avanços tecnológicos do mercado têxtil e cosmético, (SARRAF, 2000).

Imagem, de acordo com os dicionários, é a representação mental que temos de um objeto, uma impressão. Imagem é como um veículo que pode ir a qualquer lugar, desde que saibamos como usá-la, (AGUIAR, 2006). Sarraf (2000) afirma que “[...] Imagem Pessoal caracteriza-se pelo trabalho estético voltado à criatura humana e compreende os procedimentos de embelezamento facial e corporal, a criação e execução de estilos de cabelo, maquilagem, peças do vestuário e acessórios, a veiculação dos fenômenos da moda, bem como sua gestão e comercialização”.

“O estilo, o corte, o penteado e a cor do cabelo, as formas dos cachos, a maquilagem, o formato das sobrancelhas e os pelos faciais interagem com o formato do rosto e das feições, com a cor da pele e as proporções, [...] é a imagem final que define a identidade da pessoa”, (HALLAWELL, 2009). Para Barros “a imagem é importante tanto no desempenho da profissão quanto na maneira de se apresentar na vida privada”.

De acordo com Chies (2008) “A beleza existe em si, separada do mundo sensível. Uma coisa é mais ou menos bela conforme a sua participação na idéia suprema de beleza”. “O erro não está na imagem, mas em como a vemos” (TOMMASO, 2005). “Queiramos ou não, ao observarmos a aparência de uma pessoa retiramos imediatamente uma gama de informações significativas: sexo, idade, raça, nível sócio-econômico e outras. Da mesma forma, diversas emoções e sentimentos podem ser projetados ou inspirados nesta imagem: simpatia, antipatia, desejo, aconchego, rejeição e outros”, (ATUAÇÃO..., 2009). “Trás de volta a democratização e a socialização da beleza, postulando a “beleza de cada um”, (id., 2009).

“Muito além da aparência e de uma bela roupa, a imagem pessoal abrange o conhecimento da dimensão humana, pois este é um processo de desenvolvimento pessoal que valoriza as capacidades e competências do homem”, (MIRANDA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com